Zoo participa do Programa de Monitoramento da Biodiversidade de Guarulhos

0
176

 

O Zoológico de Guarulhos, em parceria com o Parque Estadual do Itaberaba, da Fundação Florestal, participa do Programa de Monitoramento da Biodiversidade para levantamento e monitoramento da fauna silvestre na área do parque localizada no município e também na Unidade de Conservação Floresta Estadual de Guarulhos. Nesta fase está sendo identificada a presença de primatas.

 

 

O monitoramento é realizado por meio de saídas a campo, nas quais a equipe percorre trilhas pré-determinadas. A metodologia, chamada de transecto linear de monitoramento (faixas de terreno definidas dentro da área de estudo), permite a sistematização dos dados de observações obtidos em campo. Tais dados são inseridos num software estatístico de amostragem de distâncias e retornam valores de referência que permitem inferir sobre a densidade populacional da espécie estudada na área.

 

De acordo com Fernanda Magalhães, diretora do zoológico, “o estudo é fundamental para estabelecer medidas a serem tomadas para a conservação das espécies da fauna e da flora da região, bem como para sensibilizar a sociedade de modo que todos colaborem com a preservação das riquezas naturais de Guarulhos”. Participam do trabalho o biólogo do parque, David de Almeida Braga, e o supervisor Carlos Henrique Ferreira.

 

As caminhadas nas trilhas são realizadas em um ritmo lento, em silêncio, buscando encontrar os animais ou vestígios de sua presença, como pegadas. Câmeras fotográficas, gravadores de som e paquímetro, dentre outras ferramentas, são utilizadas para os registros, além de aplicativo próprio para cadastro das informações coletadas na atividade de campo.

 

A parceria segue até dezembro, conforme o cronograma proposto pelo Parque Estadual do Itaberaba. Contudo, o intuito do zoológico é estender tal prazo para monitorar também outros grupos de mamíferos, aves e borboletas.