Terreno é usado como aterro

0
957

 

Moradores da Rua Antônio Gonçalves de Campos, no Tremembé, Zona Norte de São Paulo, denunciam que um terreno está sendo usado irregularmente como aterro por caminhões de “diversas” empresas. A área fica no limite entre São Paulo e Guarulhos. Segundo o motorista João Dias, que mora há 49 anos na região, caminhões trafegam 24 horas, descarregando lixo e entulho no aterro. “O problema se intensificou no último ano [2014].

 

terreno-guarulhos

Descaramento – Caminhões circulam o dia todo pela região descartando entulho e lixo em aterro ilegal (Foto: Lucas Dantas)

 

Ficam [caminhões] despejando lixo e entulho. Isso está assoreando o rio [Piracema]. Por causa disso, quando chove, a água sobe e invade casas”, afirmou. Ele acrescentou que acionou tanto a Prefeitura de São Paulo, como a de Guarulhos para informar sobre a irregularidade.

 

“O problema é que até passam uns [guardas civis] ambientais. Mas parece que eles fazem vista grossa para o problema”. A reportagem trafegou pela região no dia 21. Dezenas de caminhões, tanto de lixo, como de entulho, foram vistos circulando pela região e descartando o que transportavam no aterro irregular.

 

Também foi verificado que os terrenos não são cercados ou murados, mas mantêm “seguranças” monitorando os locais. Dois desses “olheiros” se aproximaram do repórter fotográfico Lucas Dantas e afirmaram que caso ele fosse visto novamente fotografando a área “o bicho ia pegar”.

 

A Prefeitura de São Paulo garantiu que irá fiscalizar a área. Já a de Guarulhos afirmou que a região está “fora” de sua jurisdição.

 

Fonte: Folha Metropolitana