Taxistas Guarulhenses têm clientes “roubados” pelos de São Paulo

0
517

Um dos problemas enfrentados atualmente pelos taxistas de Guarulhos é que muitos taxis de São Paulo estão pegando passageiros dentro da cidade. A popularização dos aplicativos para celular que chama o serviço é que vem causando problemas, pois quando o motorista recebe pelo telefone um chamado, nada o impede de atender.

“Um taxi de São Paulo não poderia atender corridas em Guarulhos, pois é de outro município. Mas com os passageiros solicitando via aplicativo, a fiscalização não pode barrar, pois fica como uma chamada. Estou tentando uma reunião com o secretário de Transportes da cidade para criar um mecanismo que inibe isso, pois o prejuízo fica com os nossos taxistas”, contou Robson de Jesus Xavier, diretor-presidente do Sindicato dos Taxistas Autônomos de Guarulhos.

taxistas-guarulhos

Outro problema gerado pelos aplicativos é a debandada dos taxistas das cooperativas, pois estão utilizando o mecanismo ao invés de arcar com os custos das associações. Na cidade, de acordo com o presidente do sindicato, isto ainda não está acontecendo. “As cooperativas de Guarulhos estão implantando os próprios aplicativos, e os taxistas não estão saindo delas. Alguns utilizam o mecanismo, mas não assumem por medo de terem problema com o comando”, disse Robson de Jesus Xavier.

Na cidade, atualmente são cerca de 1.100 taxistas, e apenas em torno de 200 não fazem parte de qualquer associação ou cooperativa, que são três em Guarulhos.

A maior delas é a Guarucoop, com 733 veículos, seguida pela Cooper Guarulhos, que tem cerca de 250. A Guaru Ligue Taxi é que tem menos taxistas associados, com uma média de 120 carros.

 

Fonte: Guarulhos Hoje