Tarifa Social de Energia Elétrica beneficia 38,4 mil famílias em Guarulhos

0
116

 

A cidade de Guarulhos alcançou em outubro a marca de 38.469 beneficiários do programa Tarifa Social de Energia Elétrica, o qual concede descontos no valor da fatura de energia elétrica a famílias em vulnerabilidade social. Este é o maior número já obtido pelo município desde que a iniciativa foi implantada, em 2002. O balanço foi divulgado na última sexta-feira (26) pela concessionária de energia elétrica (EDP) e indica um aumento de 12,71% em relação a setembro, quando 34.130 moradores estavam contemplados pelo benefício.

 

 

Já em relação ao mesmo mês em 2020, o aumento foi de 8.496 novos beneficiários, o que equivale a um crescimento de 38,34%. O desconto na conta tem sido de grande importância às famílias em razão dos elevados aumentos tarifários de energia nos últimos meses.

 

A Tarifa Social de Energia Elétrica estabelece descontos escalonados no valor da fatura conforme o consumo de energia, sendo que, quanto mais se economiza no gasto, maior o desconto.

 

Quem pode obter o benefício

 

Para ter acesso ao programa é necessário que se enquadrar numa das seguintes condições: família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) com renda familiar per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional; e idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência que recebam o BPC (de acordo com os artigos 20 e 21 da lei federal 8.742/1993).

 

Também têm direito ao desconto as famílias inscritas no CadÚnico com renda mensal de até três salários mínimos e que tenham um portador de doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) cujo tratamento requeira o uso contínuo de equipamentos que consumam energia elétrica.

 

Já para se inscrever no CadÚnico é necessário procurar postos de atendimento espalhados pela cidade, como a Central do Cadastro Único (mediante agendamento por telefone), uma das 12 unidades do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) ou os CadMóveis.

 

Serviço

 

Central do CadÚnico – avenida Bom Clima, 425, Jardim Bom Clima

Telefones: 2408-7020 / 2087-4270 (é necessário agendar o atendimento)

Cras – endereços e telefones estão no link www.guarulhos.sp.gov.br/centro-de-referencia-da-assistencia-social-cras.

CadMóvel I – avenida Quinze de Janeiro, 449, Cidade Seródio (dentro do Instituto Criança Cidadã – Circo Escola) – no local até 31 de dezembro

CadMóvel II – avenida Paschoal Thomeu, s/nº, Bonsucesso (CEU Bonsucesso) – no local até 31 de dezembro

CadMóvel III – rua Crato, 197, Parque Uirapuru (dentro da Associação Cristã de Moços -ACM) – no local até 3 de dezembro