Prefeitura inicia descentralização e ampliação do acesso a medicamentos em Guarulhos

0
109

 

A Prefeitura de Guarulhos iniciou nesta segunda-feira (29) o processo de descentralização dos medicamentos das farmácias de especialidades Cemeg Centro, Cemeg São João-Bonsucesso e Cemeg Pimentas-Cumbica, além do Ambulatório da Criança, e amplia as unidades-polo de medicamentos controlados e específicos a partir de 1º de dezembro.

 

Isso significa que, até terça-feira (30), em virtude da descentralização dos medicamentos das especialidades citadas, os pacientes deverão se deslocar para as demais farmácias das unidades de saúde do município, conforme lista de indicação de acesso disponível no site da Prefeitura: https://www.guarulhos.sp.gov.br/sites/default/files/file/arquivos/19.11.2021.pdf. Após esta data, as Unidades-Polo de Medicamentos serão as referências para medicamentos controlados e específicos.

 

A coordenadora de Assistência Farmacêutica da Secretaria da Saúde, Giselle Bartellotti Nunes, explica que todas as 69 UBS vão continuar dispensando os medicamentos da atenção básica. “O que muda é que com a descentralização e ampliação do acesso aos medicamentos os usuários do SUS poderão retirar os medicamentos específicos e controlados, além de todo o elenco da atenção básica em unidades-polo”, afirma.

 

As unidades chamadas polo, que são referência de acesso de medicamentos controlados e específicos, com a ampliação passam a ser as UBS Tranquilidade, Cecap, Flor da Montanha, Ponte Grande, Acácio, Vila Galvão, Paulista, Recreio São Jorge, Nova Bonsucesso, Inocoop, Lavras, Haroldo Veloso, Cummins, Jurema e Cumbica I.

 

Entre as vantagens da descentralização estão aumentar a quantidade dos medicamentos nas diferentes unidades de saúde de todos os distritos regionais, melhorar o funcionamento das farmácias com o deslocamento dos farmacêuticos e práticos em farmácia, além do fortalecimento da rede com o apoio de dez farmacêuticos e 22 práticos em farmácia.