Semana de Dança

0
1013

 

De sábado até quarta-feira, dia 29, a Secretaria de Cultura, por intermédio da Escola Viva de Artes Cênicas, realiza a Semana de Dança com uma série de atividades no Teatro Padre Bento. Apenas um workshop, no primeiro dia, será no Calçadão da D. Pedro II.

 

Sob o tema Novos Olhares para a Dança, o evento, que celebra o Dia Mundial da Dança, instituído em 29 de abril, chega à sua segunda edição. “No ano passado, a Semana de Dança teve como tema Novos Lugares para a Dança. Agora, trabalhamos os ‘novos olhares’, no sentido da necessidade de formar o espectador”, explica a coordenadora da Escola Viva de Artes Cênicas, Simone Carleto.

 

 

Na programação, a Semana de Dança reserva espetáculos, workshops e fóruns. Todas as atividades são gratuitas, porém, para participar dos workshops e fóruns é necessário inscrição prévia em um formulário disponível no blog http://www.formacaocultural.blogspot.com.br/

 

Organizado por mestres e aprendizes da Escola Viva, o encontro conta com a participação de companhias da cidade, estudantes de dança e artistas convidados, e também marca a estreia do espetáculo Território de Passagem, realizado pelo Núcleo de Dança II da Escola Viva de Artes Cênicas.

 

Você sabia?

 

Celebrado em 29 de abril, o Dia Mundial da Dança foi instituído em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança (CID), da Unesco. A data remete ao nascimento, em 1727, de Jean-Georges Noverre, um dos grandes nomes mundiais da dança. Coincidentemente, também marca o nascimento da fundadora do Ballet Stagium, Márika Gidali, bailarina húngara radicada no Brasil que revolucionou a dança em nosso País.

 

Programação

 

25 de abril

 

10h – Workshop Exercícios para mover junto. Convidado: Coletivo Traça Urbana (Calçadão da rua Dom Pedro II)

17h – Espetáculos: Navio Negreiro (Escola Viva de Artes Cênicas – Dança II), Munecos (Núcleo de Dança Luana Rodrigues), In-Tenso (Escola Viva de Artes Cênicas – Dança III), La misma mirada, la misma pasión (Estudio Aliento),Fusion (Studio de Dança Flávia Medeiros) e Essa tal saudade  (Cia. Opa. de Dança e Teatro)

19h – Espetáculo Território de Passagem – Escola Viva de Artes Cênicas (Dança II)

20h – Espetáculos: Experimento Corpo lugar(Escola Viva de Artes Cênicas – Dança III); Púrpuras: Da flor ao espinho(Corpo Urbano em Movimento) e Oncológica (Flaviana Benjamin)

 

26 de abril

 

15h – Fórum O corpo do bailarino. Um olhar de dentro

18h – Espetáculo Território de Passagem

19h – Espetáculos: É difícil dizer (Escola Viva de Artes Cênicas – Dança III) A Lua Negra (Cia Khalina Aymelek) e Alice no País das Maravilhas (Escola de Dança Rita Camilo)

 

27 de abril

 

18h – Worskhop Entre Saias. Artista convidada: Khalina Aymelek

20h – Workshop de Street Dance. Artista convidado: Mark Van Loo

 

28 de abril

 

19h – Espetáculos: Escolha (Escola Viva de Artes Cênicas – Dança III) e À noite, dançando no ritmo de Said (Estúdio de Dança Raquel Rezende)

20h – Workshop de Lyrical Jazz. Artista convidado: Edson Santos

 

29 de abril  

 

19h –  Espetáculo convidado Tria (Caleidos Cia. de Dança)

20h – Fórum Um novo olhar sobre o processo pedagógico em dança – Uma perspectiva contemporânea. Artistas convidados: Isabel Marques e Caleidos Cia. de Dança

 

Serviço

 

Semana de Dança

 

Data: De 25 a 29 de abril

Local: Teatro Padre Bento – rua Francisco Foot, 3, Jardim Tranquilidade

 

Para assistir aos espetáculos, basta retirar ingressos com  uma hora de antecedência.

Mais informações em www.formacaocultural.blogspot.com.br

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos