Oficina de Redação e Literatura

1
692

 

Um dos quesitos que contam bastante nas provas de vestibular é a temida redação. Mandar bem na escrita no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), portanto, é meio caminho andado para aquele sonho de entrar na universidade. Assim, para mostrar o “caminho das pedras”, a Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Didasko Centro Educacional, está oferecendo dois projetos gratuitos: Oficina de Redação e Literatura em Questão. Ambos acontecem na Biblioteca Monteiro Lobato.

 

Com o próximo encontro agendado para sábado, dia 25, às 10h, a Oficina de Redação vai ensinar os participantes a como estruturar bem um texto. Após os macetes, os professores também vão explicar questões objetivas de Matemática que já caíram no Enem. “Para se ter uma ideia, no Enem do ano passado, 8,25%  dos candidatos zeraram na redação. No outro extremo, apenas 0,004% tiraram a nota máxima. É muita disparidade. Só por este dado a gente vê a necessidade do aprimoramento da escrita”, comenta a professora da Didasko, Kelly Tatiana Barbosa Carrijo.

 

literatura-guarulhos

Foto: Marcio Lino

 

Já o Literatura em Questão, também neste sábado, às 14h, tem o objetivo de analisar obras que vão cair nos vestibulares da Fuvest e Unicamp. O tema deste encontro será o livro Viagens na Minha Terra, de Almeida Garrett. “Começamos este projeto em meados de 2006, 2007. Houve uma interrupção e o retomamos em 2013. Este ano são nove livros que serão abordados. A intenção não é analisar a obra, mas focar no que vai mesmo cair na prova”, explica a gerente de atividades culturais das bibliotecas públicas de Guarulhos, Maria de Lima Leite, salientando que nos dois projetos o público é bem diversificado, havendo estudantes das redes públicas e particular, além de concurseiros e adultos interessados em aprimorar o saber.

 

Material

 

Os interessados devem comparecer à Biblioteca trazendo caderno, lápis, borracha e caneta, meia hora antes do início das aulas para fazer a inscrição.

 

Serviço

 

Oficina de Redação 

 

Dias: 25 de abril e 30 de maio, às 10h

Local: Biblioteca Monteiro Lobato – rua João Gonçalves, 439, Centro.

 

Literatura em Questão

 

Dia: 25 de abril, às 14h

Local: Biblioteca Monteiro Lobato – rua João Gonçalves, 439, Centro.

 

Grátis. Inscrições no local meia hora antes. 

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos