“Saúde Agora Mutirão de Exames” termina nesta sexta-feira com 33% de faltas

0
139

 

Termina nesta sexta-feira (21) a primeira edição do “Saúde Agora Mutirão de Exames”, criado para zerar a fila de espera por exames laboratoriais (sangue, urina e fezes) dos pacientes com pedidos cadastrados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).  Iniciada no último dia 5, a iniciativa já convocou 34.076 pessoas para realizar as coletas, das quais 11.278 faltaram na data marcada, o que corresponde a um absenteísmo de 33%.

 

 

Somente neste sábado (15) foram convocadas 3.100 pessoas para fazer exames na mesma data, sendo que mais da metade faltou, ou seja, 1.568 pacientes. Por isso, em vez de aguardar a ligação dos profissionais de Saúde com a data para a realização da coleta, a Secretaria de Saúde está pedindo para todos que tenham exames laboratoriais pendentes compareçam à UBS onde o pedido foi inserido.

 

“Os pacientes que faltaram terão nova oportunidade de realizar os seus exames dentro do cronograma de agendamento das unidades. Para atingir a meta de zerar a fila, as UBS darão continuidade às convocações até o fim da semana”, explicou a diretora do Departamento de Assistência Integral à Saúde, Bruna Benites de Castro Zalamena.

 

Com essa força-tarefa da Secretaria de Saúde, pessoas que estavam agendadas para 2019 têm a oportunidade de realizar seus exames laboratoriais ainda neste mês. Os pacientes que passarem em consulta em dezembro também terão garantidas as coletas dentro do mutirão até o final do ano.