Funcionários de UBS se mobilizam para presentear crianças carentes neste Natal

0
180

 

Na última sexta-feira (14), as UBS Acácio e Ponte Alta aproveitaram o Dia D do Dezembro Colorido para realizar a entrega de presentes arrecadados por funcionários das unidades para crianças carentes da região. No Acácio, a festa “Natal Feliz” contemplou 200 crianças; outras 109 foram apadrinhadas pela ação “Natal Solidário”, realizada no Ponte Alta.

 

 

Este já é o décimo ano que o Natal Feliz é realizado. Além de festa com direito à pipoca, cachorro-quente, algodão doce, refrigerante, um bolo de 25kg, pintura de rosto e diversas brincadeiras ao lado da palhacinha Dra Poeira, as crianças beneficiadas ainda ganharam presente do Papai Noel. O evento foi realizado na Escola da Prefeitura de Guarulhos Lino Ferreira, para crianças entre 3 e 12 anos.

 

A gerente da UBS Acácio, June Liz Dias de Souza, explicou que todos os anos, esse evento só é possível devido à força tarefa que os funcionários fazem para arrecadar os brinquedos junto a familiares, amigos e apoiadores.

 

Segundo June, o Natal Feliz é mais do que uma festa. “A grande intenção deste evento é de estreitar os laços com as crianças e com as mães, que às vezes ficam  ainda mais felizes do que os filhos, vendo-os receberem o presente do Papai Noel. O objetivo é trazer esse carinho e vínculo para as famílias. A UBS não está aqui só para tratar de doenças e acompanhar nos piores momentos. Somos Unidade Saúde da Família e, por isso, valorizamos a família na sua integralidade. É esse o recado que a gente gostaria de passar: o respeito e a saúde”, finalizou a gerente.

 

UBS Ponte Alta

 

Já na UBS Ponte Alta este é o primeiro Natal Solidário. A ação, idealizada pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) da unidade,  com o intuito de motivar os funcionários e oferecer um Natal diferente para as crianças carentes da região, beneficiou 109 crianças de até 12 anos em situação de vulnerabilidade, que foram apadrinhadas por funcionários da própria UBS ou por padrinhos externos. O processo de escolha dos participantes, assim como na UBS Acácio, também foi feito pelos agentes comunitários de saúde da unidade.

 

Já a entrega dos presentes foi realizada na casa de cada uma das crianças e, dentre elas, a gerente da UBS Selma Martins Rodrigues Falcão contou que uma marcou bastante a equipe: o Andelson Rei, uma criança haitiana de quatro anos, paciente renal crônico, que emocionou a todos após ganhar um carrinho. “Quando ele recebeu seu presente ficou tão feliz. Falava que não estava acreditando”, relatou Selma.

 

A gerente ainda disse que a maior surpresa foi ouvir dos funcionários que este é o melhor Natal da vida deles. “É tão pouco pra nós e tanto para as crianças. Foi uma ação maravilhosa. Uniu ainda mais a equipe”, finalizou.

 

UBS Santa Lídia

 

Na sexta-feira (21), os Agentes Comunitários de Saúde da UBS Santa Lídia realizarão o primeiro “Natal Solidário Nova Conquista” e distribuirão presentes para cerca de 100 crianças carentes da região, que foram apadrinhadas por funcionários da UBS e padrinhos externos.