Banco de Leite ganha nova sede na Vila Pedro Moreira

0
37

 

A partir desta quarta-feira (19), o Banco de Leite Humano de Guarulhos (BLH) passará a atender em novo endereço: travessa Orsi nº 47, na Vila Pedro Moreira. Instalada em imóvel com mais infraestrutura e totalmente adequado às normas de vigilância sanitária e de acessibilidade, a nova sede funcionará de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, oferecendo mais espaço e conforto para a população.

 

Foto: Nícollas Ornelas/ PMG

 

No novo endereço o Banco contará com uma recepção mais espaçosa; consultório médico; laboratório onde serão realizadas as análises microbiológicas do leite materno coletado; além de salas específicas para: ordenha, recebimento do leite ordenhado cru, higienização de materiais, esterilização, pasteurização e coleta de sangue, procedimento que antes era feito no próprio consultório por falta de espaço. Além disso, a nova sede conta com anfiteatro para realização de palestras e cursos.

 

Com equipe composta por uma médica pediatra, duas enfermeiras, sete auxiliares de enfermagem, auxiliar operacional, atendente SUS, bióloga, supervisora, gerente e motorista responsável pela retirada do leite materno na casa das mães doadoras, o Banco trabalha na promoção e incentivo à amamentação, oferecendo orientações e acompanhamento às mulheres.  Por conta desse trabalho, consegue desenvolver a coleta do leite excedente das mães que estão amamentando seus bebês.

 

Depois de coletado, o produto é pasteurizado e passa por um controle rigoroso de qualidade antes de ser distribuído nas UTIs neonatais de hospitais que têm trabalho vinculado ao Banco de Leite, atualmente a maternidade Jesus José e Maria (em Guarulhos) e a Santa Casa de Suzano. Somente neste ano foram coletados 842 litros e distribuídos 407, ajudando na recuperação dos recém-nascidos internados nessas duas instituições.

 

Serviço

 

Banco de Leite

 

Endereço: Travessa Orsi nº 47, na Vila Pedro Moreira. (travessa perpendicular à avenida Emílio Ribas, na região do Gopoúva)

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas