Programa Saúde Agora abre as UBS Recreio São Jorge e Uirapuru neste sábado

0
103

 

Depois da abertura de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para o mutirão de coleta de papanicolau, realizado no dia 9, a população poderá buscar atendimento nas UBS Recreio São Jorge e Uirapuru neste sábado (16), das 8h às 16h.

 

Foto: Fábio Nunes Teixeira/PMG

 

Serão oferecidos serviços como consultas médicas, testes rápidos para detecção do HIV, sífilis e hepatites B e C, atualização de carteira de vacinação, regularização dos compromissos do Programa Bolsa Família e do cadastro no E-SUS, além do exame de prevenção do câncer do colo de útero (papanicolau).

 

É importante ressaltar que para realizar o Papanicolau, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame; deve evitar o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores; e não estar no período menstrual, porque a presença de sangue pode alterar o resultado.

 

Tendo a promoção da saúde e a prevenção de agravos como principais pilares da Atenção Básica, além dos serviços ofertados pelas UBS, haverá também atividades educativas. A UBS Recreio São Jorge, por exemplo, realizará uma oficina sobre empoderamento e direitos das mulheres, bem como a palestra “Saber é Saúde”, sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

 

Já a UBS Uirapuru, além de chamar a atenção para a prevenção das ISTs e do câncer do colo do útero, também fará orientações sobre os cuidados com a saúde bucal e dará dicas de alimentação saudável, que é o tema do programa Movimenta Saúde deste mês, denominado Março Roxo.

 

Serviço

 

UBS RECREIO SÃO JORGE

(estrada David Correa, 1766 – Recreio São Jorge)

 

UBS UIRAPURU

(estrada Velha de São Miguel, 992 – Jd Santa Helena)