Prefeitura promove capacitação em testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais

0
514

 

Nos dias 11 e 13 de abril o Programa IST/Aids e Hepatites Virais da Prefeitura de Guarulhos realizou formações para a rede de saúde com o objetivo de fortalecer a vigilância e a linha de cuidado contra as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Na terça-feira (11), dezesseis profissionais da atenção básica e da rede de urgência e emergência participaram da capacitação para executores de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C. Durante o processo foram abordados temas como as diretrizes e metas da vigilância do programa, aconselhamento e acolhimento no atendimento das ISTs, notificação compulsória e prevenção combinada, além de aula prática de testagem com o apoio de profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

 

Já na quinta-feira (13) trinta e oito profissionais de saúde de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Pronto Atendimentos (PAs), hospitais e maternidades públicas participaram da atualização do protocolo da profilaxia pós-exposição ao HIV, ministrada por Paula Andrade Alvares, infectologista do Departamento de Vigilância e da Coordenação da Urgência e Emergência de Guarulhos.

 

Durante a capacitação foi ressaltada a importância da realização dos testes rápidos para as ISTs nos PAs para a identificação precoce dos casos, bem como da indicação da medicação profilática para as pessoas que se expuseram ao HIV, seja nos casos de violência sexual, acidente com material biológico ou relação sexual consentida.

 

Ambas as formações buscaram capacitar os profissionais de saúde para o manejo e passar orientações relacionadas às infecções sexualmente transmissíveis, um grave problema de saúde pública.

 

A Secretaria da Saúde reitera que, por meio do fortalecimento da vigilância e da rede de cuidado, é possível garantir a prevenção, o diagnóstico precoce, a vinculação ao tratamento e a supressão viral ou a cura das doenças, contribuindo para a promoção da saúde, a diminuição de casos e a qualidade de vida da população.