Pediatria nas policlínicas pode absorver 80% dos casos do Hospital da Criança

0
712

 

Cerca de 80% dos casos atendidos no Hospital Municipal da Criança e do Adolescente (HMCA) podem ser resolvidos com maior rapidez nas policlínicas Dona Luíza, Paraíso e Maria Dirce, bem como na UPA São João. Por isso, a Secretaria de Saúde pretende direcionar os pacientes sem gravidade para esses serviços de pronto-atendimento 24 horas por dia, que  estão bem estruturados para receber esse público, a fim de desafogar o único hospital infantil da região.

 

hospital-da-crianca-em-guarulhos
Foto: Jair Malavazi / Arquivo PMG

 

Além de reduzir o tempo de espera nas unidades, a medida possibilitará ao HMCA prestar assistência mais qualificada aos pacientes que efetivamente necessitam de atendimento hospitalar. Ou seja, aqueles em estado mais grave que precisam ser submetidos a procedimentos de maior complexidade, como cirurgias, internações e tratamento em UTI.

 

“As três policlínicas e a UPA podem atender as crianças em muito menos tempo que as cerca de cinco horas de espera que os pacientes sem gravidade vêm enfrentando no HMCA”, explicou a diretora do hospital Maria Carolina Moreno. Segundo ela, essas unidades têm condições de transferir para o HMCA somente as crianças que precisam ficar internadas. “É onde nós temos know-how para prestar assistência de qualidade para quem realmente precisa”, ressaltou.

 

Para tanto, a Secretaria de Saúde redimensionou as equipes de pediatria nas quatro unidades. Agora, a UPA São João e as policlínicas Paraíso e Maria Dirce contam com três pediatras durante o dia e dois no plantão noturno, Já a policlínica Dona Luíza tem três profissionais durante o dia, de segunda a sexta-feira e dois no plantão diurno dos fins de semana. À noite, também são dois profissionais, com exceção das quartas e sábados dias em que disponibiliza um pediatra.

 

“A população precisa saber que existe atendimento de pediatria nas regiões de Saúde, muito mais próximos de suas casas, o que pode reduzir os deslocamentos, bem como o tempo em que as crianças ficam expostas a outras doenças, quando permanecem durante horas na porta do hospital”, destacou a diretora do HMCA.

 

Serviço de atendimento 24 horas em pediatria nas regiões:

 

Policlínica Paraíso: avenida Silvestre Pires de Freitas nº 50 (Jardim Paraiso)

Policlínica Maria Dirce: rua Ubatã nº 100 (Jardim Maria Dirce)

Policlínica Dona Luíza: rua Centenário nº 446 (Jardim Centenário)

UPA São João: Estrada Guarulhos Nazaré nº 4.130 (Cidade Soberana)