Novembro Azul

0
968

 

Depois do Outubro Rosa, campanha de conscientização e incentivo às mulheres para a detecção do câncer de mama, o Novembro Azul chega para alertar a população masculina sobre o câncer de próstata. Em Guarulhos, a maioria das Unidades Básicas de Saúde (UBS) estará desenvolvendo atividades culturais e oferecendo serviços preventivos para esta e outras doenças que acometem os homens. Confira a agenda de atividades na unidade mais próxima de sua casa.

novembro-azul

 

Para garantir maior participação masculina, muitas unidades montarão esquema de atendimento específico aos sábados, caso da UBS Morros, dia 29 (das 8 às 15h.), e UBS Novo Recreio, dia 29, das 9 às 14h. As demais prestarão atendimento das 8 às 14h. São elas: UBS Vila Rio, dia 22; UBS Santa Lídia, dia 29; UBS Primavera, dia 29; e UBS Jardim Munhoz, dias 8 e 22.

 

Constam do calendário palestras educativas sobre o câncer de próstata, teste rápido de HIV/Sífilis, consultas coletivas enfocando as doenças típicas dos homens, distribuição de folhetos informativos sobre a Saúde do Homem, filmes educativos, além de performances recreativas e culturais, entre outras ações.

 

Várias unidades ganharão decoração e iluminação em tons azuis (UBS Alvorada e UBS Pimentas), bem como desenhos iconográficos (cartolas e gravatas) também na cor azul. Na UBS Paraventi, todas as sextas-feiras os funcionários usarão uma camiseta com a mensagem “A maior demonstração de coragem de um homem é a prevenção”.

 

Programação

 

A primeira atividade oficial do Novembro Azul começou na manhã de sexta-feira passada, dia 31, com um bailão para hipertensos e diabéticos na UBS Pimentas. No sábado, dia 8, a unidade prestará atendimento exclusivo para os homens.

 

No período de 3 a 7 de novembro, na UBS Taboão haverá palestra sobre o câncer de próstata em quatro horários: às 9, 11, 14 e 15 horas. Os homens também poderão fazer teste rápido de HIV e de sífilis, das 8 às 12h; e de glicemia capilar e aferição da pressão arterial, das 7 às 16 horas.

 

Nos dias 6 e 7, das 8 às 12 horas, no CEU Pimentas, a UBS Jurema estará promovendo a quarta edição do Simpósio Interdisciplinar de Diabetes Mellitus, com diversas palestras.

 

No dia 15, a UBS estará oferecendo serviços em atenção às duas campanhas: Outubro Rosa, para mulheres; e Novembro Azul, para homens. Além de palestras e exames, haverá busca ativa de tuberculose e a distribuição de cloro, bem como orientação sobre higiene, conservação e preservação da água.

 

Também estão previstas ofertas de serviços e atividades na PSF Aracília, dia 14, às 13 horas; na PSF Cumbica – Mario Macca, dias 14 e 28, com agendamento de consultas e rastreamento de doenças específicas dos homens, palestras e distribuição de folhetos, entre outras ações.

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos