Novembro Negro

0
563

 

A Coordenadoria da Igualdade Racial apresentou na última semana a programação do Novembro Negro 2014. A comemoração é realizada em Guarulhos desde 2009, como uma forma positiva de afirmação da identidade negra. Este ano, o tema adotado será: Guarulhos Contra o Racismo! – Construindo o Plano Municipal de Promoção Igualdade Racial. O objetivo é movimentar a cidade com reflexões sobre as formas de expressão do racismo e as estratégias necessárias para o seu enfrentamento.

Durante todo o mês de novembro serão realizadas diversas atividades como oficinas conversando sobre racismo, exibição de filmes, seminário, rodas de conversa, oficinas de penteado afro, lançamento de livro e apresentações culturais. Serão realizadas 125 atividades por parceiros do governo municipal e sociedade civil.

novembro-negro

Foto: Jose Luiz/PMG

A tradicional Marcha da Consciência Negra será no dia 20 de novembro, às 9 horas, com concentração na Praça dos Estudantes, no Centro.

O encerramento da Marcha está previsto para às 13h30, no Adamastor Centro, com a apresentação do IV Festival de Culturas e Artes Negras, com Afoxé da Liga das Escolas de Samba, Banda da Guarda Municipal, Ballet africano, samba rock, ciganos, indígenas, lançamento do livro do mestre Yrapuru e música de Céllia Nascimento.

Confira a programação no link de Destaques do site www.guarulhos.sp.gov.br.

 

20 DE NOVEMBRO – DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

 

9 h – MARCHA GUARULHOS CONTRA O RACISMO
Construindo o Plano Municipal de Igualdade Racial

 

Concentração: Praça dos Estudantes Centro
Atrações: Pombe Oriba/Dança afro, Maculelê, Roda de Capoeira, Afoxé e muito mais

 

13h 30 – 4º FESTIVAL DE CULTURAS E ARTES NEGRAS

ADAMASTOR

Apresentações Culturais

 

Banda da Guarda Civil Municipal, Apresentações culturais de Afoxé, Capoeira, Ballet Africano OPA ORU do Ilé Aláketu Asè Ifá Omo Oya, Apresentação Artística dos Ciganos, Cantos e Danças Indígenas, Mostra de Samba Rock, Opereta Canta Zumbi,Lançamento do Livro Iê… Vamos Embora – Estudos Cronológicos da Criação, Formação e Evolução da Capoeiragem de autoria do Mestre Yrapuru, Leitura Dramática de Solano Trindade:Toque de Reunir com Luciano Braga

Banda Sambarockano e um grande Show de encerramento com Céllia Nascimento

Prestação de serviços Gratuitos:

Penteado afro, Maquiagem para pele Negra, Pintura Corporal Indígena, Oficina de Patck Apliquè, Massoterapia, Reflexologia, Shantala, Educação Nutricional com Degustação “Saúde com Casca e Tudo”, Projetando a Negritude.

 

Exposições:

Ciganos Calons – Protagonistas e Contadores da sua Própria História
Expressões das Culturas Afro-brasileira e Indígena, Artes e Artesanatos Afro-brasileiro, Indígena e Cigano.

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos