Guarulhos apresenta modelo de táxi acessível

0
1218

 

Em evento no Paço Municipal, ocorrido na manhã desta quinta-feira (20), o secretário Atílio André Pereira (Transportes e Trânsito) apresentou ao prefeito Sebastião Almeida o novo modelo de táxi acessível, considerado mais espaçoso, prático e confortável do que os atuais.

 

 

Desde 2012, Guarulhos conta com dois táxis acessíveis no Aeroporto Internacional, em Cumbica, que também podem atender aos demais passageiros. Agora, mais sete novos táxis atenderão no Terminal Rodoviário do Cecap, próximo ao aeroporto, onde eles também poderão atender, caso os demais já estejam ocupados.

 

O prefeito Almeida lembra que essa ampliação dos benefícios para as pessoas com deficiência é uma preocupação constante no município:“Esse é um processo que vem sendo permanente aqui em Guarulhos. Portanto, não é bondade que estamos fazendo com esses táxis. A pessoa com deficiência, se não tiver como se locomover, vai ficar excluída. Até bem pouco tempo atrás, nós não tínhamos terminais, ônibus acessíveis nem táxis. Hoje, temos seis terminais com rampas, 95% da frota de ônibus acessíveis e estamos ampliando os táxis. Ser moderno é pensar igualmente em todos”,afirmou o prefeito.

 

Modelo

 

O modelo apresentado é um Spin, adaptado pela Cavenaghi, empresa que cria projetos para atender pessoas com mobilidade reduzida. A entrada da cadeira de rodas é pela traseira do veículo, onde tem uma rampa totalmente manual, considerada mais prática de utilizar, e todos os apetrechos para acoplar à cadeira, que são acionados pelo condutor. São três cintos de segurança. O sistema é elétrico e só é liberado pelo condutor do veículo.

 

Outra novidade é a posição da cadeira de rodas, que permite que a visão periférica fique totalmente preservada.

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos