Gravidez na adolescência é tema de debate com famílias atendidas pelo Cras Acácio

0
207

 

O Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Acácio reuniu cerca de 80 famílias nestas últimas duas quintas-feiras (dias 9 e 16) para dialogar sobre a prevenção da gravidez na adolescência. A atividade reuniu famílias em situação de vulnerabilidade social no CEU São Domingos e faz parte do movimento de sensibilização sobre o tema, sugerido pela Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, que teve início no dia 1º de fevereiro.

 

 

No primeiro encontro, que contou com a participação de representantes dos conselhos tutelares, foram tratados os aspectos legais da situação. Já no segundo, que reuniu jovens e suas famílias com uma psicóloga da Secretaria da Saúde, foram tratadas as consequências de uma gravidez precoce no âmbito da saúde física e mental.

 

Conscientização

 

“O evento foi idealizado a partir de demandas recorrentes das famílias acompanhadas no Cras Acácio. A equipe técnica identificou que adolescentes dessas famílias acompanhadas costumam repetir ações dos responsáveis que, em muitos casos, têm como consequência uma gravidez na adolescência”, contou a coordenadora da unidade, Eluma Rodrigues Guimarães.

 

O Cras Acácio realiza mensalmente atividades coletivas com famílias da área de abrangência, acompanhadas por técnicas do Sistema Único de Assistência Social (Suas), com temas variados e atuais no dia a dia da região a fim de prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais, tudo isso por meio do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.