Grafiteiros levam arte ao PEV Santos Dumont

0
1437

 

Em comemoração ao aniversário de 458 anos de Guarulhos, a Secretaria de Serviços Públicos promoveu no último sábado (8) a revitalização do muro do PEV Santos Dumont. Cerca de 15 artistas grafitaram o muro ao som de músicas da cultura hip hop e os desenhos em tinta spray cobriram cerca 100 metros do muro.

 

Foto: Jackson Argolo PMG/SSP

 

Idealizado pelo Departamento de Limpeza Urbana da Secretaria de Serviços Públicos, o projeto tem como foco principal levar a arte urbana para o equipamento, além de diminuir os custos de manutenção da unidade com pinturas para cobrir pichações e sensibilizar as pessoas para que não faça o descarte irregular na frente dos PEVS fora do horário de funcionamento. Durante a semana, servidores da Administração Regional São João realizaram a limpeza do descarte irregular em frente ao PEV e pintaram o muro para a realização do grafite. No sábado, os trabalhos foram realizados pelos  artistas Big, Claudinei, Louvadeus, Spin, Bera, Nesc, Jotape, Teruya, Neto, Mosk, Glauco, Chermie, Sm, Savana, Tinha, Head, Gaco e Sede, todos do projeto Grafitti em Ação e coordenados pelo Grafiteiro Uebis. No ano passado, os artistas coloriram o muro da Central de Triagem do Ponte Alta.

 

O Secretário de Serviços Públicos, Edmilson Americano, acompanhou os trabalhos e agradeceu aos moradores do Parque Santos Dumont, que colaboraram de maneira voluntária com a revitalização do local. “Esta ação envolveu famílias inteiras, embelezando e mostrando carinho e cuidado com um equipamento que é de todos. A arte do grafitti aplicada ao PEV, além de divulgar uma manifestação cultural da juventude da região, também inibe o vandalismo”, destacou.

 

PEV Santos Dumont

 

O ponto de Entrega Voluntária Santos Dumont localizado na Estrada do Saboó, nº 795,  passou por uma reforma entre fevereiro e abril deste ano, que incluiu construção de calçada com 120m², nova edificação de apoio e muro com aproximadamente 90m de comprimento e 2,5m de altura com concertina (barreira de segurança laminada). Para evitar depredações, um trecho de 40m da estrutura foi construído com lajotas de concreto de 35 quilos cada uma. O PEV recebeu também recebeu nova jardinagem.