Exército contra a dengue em Guarulhos

0
1113

 

A partir de 4 de maio próximo, 30 soldados do Tiro de Guerra integrarão as ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde de Guarulhos no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Pelo acordo firmado com a Secretaria, os soldados trabalharão até o dia 30 de maio, com turmas de 10 soldados por dia, em sistema de revezamento.

 

Na prática, eles substituirão os 32 soldados da Aeronáutica (Base Aérea), que começaram a trabalhar no início do mês e encerrarão suas atividades no próximo dia 30. Da mesma forma, os soldados do Exército reforçarão as equipes de agentes de saúde nas visitas às residências das regiões mais afetadas pela doença.

Assunto: Combate a Dengue com Soldados do ExercitoLocal: Pimentas Data: 07/05/2014/Fotos: José Luiz/PMG
foto: José Luiz/PMG

 

Antes disso, nesta segunda e terça-feiras (27 e 28), uma equipe técnica do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) ministrará treinamento específico para cerca de 100 soldados, na sede do Tiro de Guerra. Os militares receberão informações sobre a biologia e controle do Aedes aegypti, bem como sobre procedimentos corretos para evitar criadouros, principalmente sobre a utilização de recipientes na estocagem de água.

 

Outra novidade prevista na ação é a entrega de duas máquinas, que, adaptadas em veículos do CCZ, propiciarão nebulização em áreas mais amplas e com maior agilidade. As máquinas já foram compradas e deverão ser entregues nos próximos dias. Também o telefone da Ouvidoria da Saúde (0800-7722986) terá, em breve, mais linhas para atender as reclamações sobre a doença.

 

O aluguel de 16 tendas e equipamentos – como 900 cadeiras e 80 poltronas para atendimento de casos de soroterapia – completam a lista prevista para garantir a funcionalidade do atendimento e estão em fase final de avaliações.

 

“Nossa intenção é intensificar os trabalhos o mais rápido possível, para agilizarmos o acolhimento e o tratamento de casos suspeitos sem prejudicar o atendimento de outras doenças”, destaca o secretário Carlos Derman.

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos