Escola da Prefeitura estimula o desenvolvimento da escrita criativa

0
292

 

Entre os meses de junho e agosto os estudantes do 4º ano da Escola da Prefeitura de Guarulhos (EPG) Nelson de Andrade, na região do Pimentas, realizaram atividades utilizando o gênero textual entrevista. A ação teve como foco a aprendizagem e o desenvolvimento da prática da escrita de forma criativa, além de proporcionar momentos de interação com a turma.

 

 

As atividades de leitura, criação de vídeos e bate-papos elaborados pela professora Deonilse Herrero Takita colocaram os alunos diante da estrutura de uma entrevista, a partir da qual a turma elaborou seus próprios roteiros e conversas com funcionários da unidade escolar durante os preparativos da festa junina da escola.

 

A atividade resultou em imagens que mostram crianças se divertindo e entrevistas com depoimentos de professores sobre o retorno dos eventos na escola e a participação intensa das famílias. Houve ainda uma apresentação do telejornal escolar com o grupo.

 

Todo o trabalho de gravação e edição foi feito exclusivamente pelas crianças. Os estudantes utilizaram seus próprios aparelhos celulares, com os quais fizeram as gravações e enviaram para a professora, que realizou as devidas mediações e devolutivas para a turma. Na sequência, as entrevistas foram editadas e legendadas, levando em consideração a captação do áudio.

 

Além dos vídeos, os estudantes criaram também um painel com as matérias escritas e QR Codes por meio dos quais são acessados os vídeos já publicados e curtidos na página do Facebook da escola.

 

Assista aos vídeos

 

https://fb.watch/eYyn9L6Xv_

https://fb.watch/eYymdH3Pr1/ 

https://fb.watch/eYykDRBNhJ/