Banda Lira recebe Mestre Zé do Pife e As Juvelinas no Adamastor

0
583

 

O já tradicional Baile da Melhor Idade, realizado no Salão de Artes do Adamastor Centro, terá convidados especiais neste sábado (6). Além da Banda Lira, que anima a festa sempre duas vezes por mês, o evento terá a participação do Mestre Zé do Pife e As Juvelinas. O encontro começa às 19 horas e a entrada é gratuita.

 

O grupo brasiliense é comandado por Mestre Zé do Pife, um pernambucano de São José do Egito, tocador e fabricante de pífano (pife) há 50 anos. Ele criou as Juvelinas, agregando jovens mulheres que conheceu em suas andanças pela capital federal. O mestre adotou as Juvelinas como aprendizes e tocadoras de uma banda de pife nada tradicional.

 

banda-liraZé do Pife e As Juvelinas (Foto: Max Levay)

 

A formação da banda inclui diversas vozes, um pífano principal tocado pelo Mestre, três pífanos auxiliares, caixa, pratos, triângulo e zabumba, entre outras percussões, além de intervenções com instrumentos melódicos como violino, sanfona, rabeca, violão e violoncelo.

 

Alguns arranjos reconfiguram músicas populares numa leitura inusitada, que leva a marca registrada da banda e aproximam diversos públicos das tradições nordestinas, enquanto outros se aproximam da estrutura musical das bandas de pífano tradicionais.

 

As músicas são acompanhadas de danças e brincadeiras tradicionais, executadas ao tom e ao ritmo da popularidade brasileira que remontam e resgatam o imaginário popular.

 

Banda Lira

Com 106 anos de existência, a Banda Lira traz em seu repertório músicas de ilustres compositores como Ary Barroso, Noel Rosa, Zequinha de Abreu, Lupicínio Rodrigues, entre outros.

 

Serviço:O Adamastor Centro fica na avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo.

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos