Banco de leite humano tem queda nas doações

0
1379

 

O Banco de Leite Humano de Guarulhos (BLH) registrou uma queda de 33% nas doações em 2015, se comparado ao ano passado. Enquanto em 2014 a média de doação mensal era de 90 litros/mês, este ano houve uma redução para 60 litros/mês.

Em consequência da baixa no número de doações, a distribuição do alimento para os recém-nascidos que necessitam do leite também apresentou queda. Em 2014, eram distribuídos 75 litros por mês. Esse ano o BLH oferta em média 44 litros no mês. A Secretaria de Saúde confirma que atual estoque está baixo.

 

banco-leite-guarulhos

Para doar o volume excedente é necessário que as mães estejam amamentando o seu bebê e passem por uma consulta no BLH. Além disso, são exigências para as interessadas não bebam e nem fumem, bem como que tenham congelador ou freezer em casa para armazenar o produto que é recolhido pela equipe do BLH uma vez por semana, própria residência da pessoa.

 

A dona de casa Luciana Taeko, 44 anos, se tornou uma doadora desde o nascimento da sua filha caçula. “Tenho uma filha de 24 anos e outra de 21. Aí veio minha caçula que hoje tem um ano. Fiquei sensibilizada ao assistir uma matéria em que mostrava a diferença que o leite materno faz na vida de bebês de mães viciadas. Busquei o banco de Guarulhos e toda semana doo ao menos 200 ml”, ressalta.

Exemplo para outras mães, Taeko afirma que o gesto de amor não atrapalha em nada. “As pessoas do BLH sempre agradecem as doadoras, mas somos nós quem temos que agradecer por ter a oportunidade de fazer algo para quem precisa”, finaliza.

De acordo com a Saúde, o leite materno passa por um rigoroso controle de qualidade, é pasteurizado e depois de liberado, é distribuído aos bebês internados nas Unidades Neonatais das maternidades que trabalham com o aleitamento materno. Ele é fornecido para os bebês das mães que, por alguma dificuldade, não conseguem amamentar, através de prescrição médica ou de nutricionista.

 

Serviço

O BLH funciona de segunda a sábado, das 7 às 19 horas, na rua Otávio Forghieri, 70, Centro.

Telefones: 2408 4991 e 2408 6243

 

Fonte: Guarulhos Hoje