9º Jogos Escolares Municipais abre inscrições para escolas da Prefeitura na segunda-feira

0
275

 

Abrir as portas das escolas e deixar o movimento e a vibração dos jogos contagiar o ambiente escolar. As escolas da Prefeitura de Guarulhos têm a próxima semana, entre os dias 24 e 31 de outubro, para se inscrever na Etapa Regional da 9ª edição dos Jogos Escolares Municipais (JEM). Nessa etapa são esperadas a participação de mais de 3 mil alunos dos 5º anos e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede própria, em atividades relacionadas à prática corporal que acontecem entre 28 de novembro e 7 de dezembro.

 

 

Para participar da etapa Regional, as escolas devem se inscrever embit.ly/jem_2022. No momento da inscrição, as escolas podem optar pela modalidade individual, damas, e pelas modalidades coletivas gol caixote e corda em equipe. A EJA participará nas seguintes modalidades: individuais dominó e damas, coletivo, resgate.

 

Durante a etapa regional, os alunos brincam e jogam em oito diferentes regiões da cidade: Barra Manteiga (Centro), Roda Cantada (Bonsucesso), Ioiô (Cumbica), Nunca Três (Cabuçu), Corre Cotia (Vila Galvão), Amarelinha (Taboão/ São João) e Rua-Avenida (Pimentas).

 

Etapa escolar

 

Até 21 de outubro, as escolas deverão enviar o cronograma das atividades da etapa Escolar para o [email protected], aos cuidados da Comissão Organizadora do JEM. A etapa Escolar é momento em que todos os alunos terão a oportunidade de participar do JEM 2022, em atividades desenvolvidas no período de 24 de outubro a 18 de novembro e que ocorrem independentemente da inscrição e participação na etapa Regional.

 

É nesta etapa que a criatividade da equipe escolar extrapola o cotidiano e os afazeres diários, considerando as concepções de educação da rede e os princípios que norteiam o JEM. Assim os profissionais da educação também atuam como coparticipantes, idealizadores e mediadores em festivais de jogos e brincadeiras que envolvem alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da EJA em novas oportunidades de vivência corporal.

 

Na retomada dos jogos escolares, depois das atividades suspensas desde 2020 devido à pandemia, a edição de 2022 mantém o objetivo de promover a participação de vivências das práticas corporais para uma educação integral de qualidade e de construção social, multidimensional, de igualdade, de equidade, de respeito à diversidade, de compromisso com a sustentabilidade, reconhecendo as identidades culturais dos educandos, e de ancoragem social dos conhecimentos das práticas corporais como patrimônio cultural.

 

Para mais informações, acesse: bit.ly/jem_2022.