2ª Semana da Compostagem de Guarulhos começa com palestras e oficina

0
71

 

A programação da 2ª Semana da Compostagem de Guarulhos, com o tema “Receita para a Regeneração: Compostar”, teve início nesta segunda-feira (2) no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), na Vila Rio de Janeiro. O evento ocorre no município paralelamente à Semana Nacional de Compostagem, da qual participam mais de 70 cidades do país.

 

 

O secretário de Serviços Públicos, Rodnei Minelli, agradeceu a parceria com o instituto e ressaltou a importância da compostagem. “Não temos planeta B, temos somente a Terra. Não há alternativa. Desta forma, ou cuidamos do nosso planeta ou estamos fadados ao fracasso. Compostagem é também uma forma de reciclagem que precisa fazer parte de nossa rotina. Separar e destinar corretamente tanto os resíduos orgânicos quanto os potes de margarina, de iogurte, embalagens de vidro, entre outros recicláveis, é uma atitude cidadã que ajuda a preservar os recursos naturais, além de gerar emprego e renda”.

 

Ainda de acordo com Minelli, 50% do município contam atualmente com serviço de coleta seletiva rotineiro, percentual que atingirá toda a cidade em até 30 dias. De todo o volume de resíduos levados ao aterro sanitário, cerca de mil toneladas por dia, apenas 10% é realmente lixo sem possibilidade de reaproveitamento. Cerca de 40% disso são materiais recicláveis que, em vez de irem pro aterro, podem retornar ao ciclo produtivo. “A participação da população é fundamental, por isso estamos trabalhando para levar conhecimento e consciência ambiental às pessoas”, completou o secretário.

 

Após a abertura, a agenda do dia teve sequência com palestra sobre possibilidades de reaproveitamento do biogás, oficina prática de vasocompostor, apresentação de casos de sucesso nos condomínios Sergipe, no Parque Cecap, e Margarida, no Jardim São João, e, por fim, a palestra Folha Seca não é Lixo: é Vida.

 

Também estiveram presentes Alexandre Lobo, diretor do Departamento de Limpeza Urbana de Guarulhos, Celi Pereira, chefe do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Serviços Públicos, João Pacheco, Ricardo Agostinho e Adaurom Osaki, professor, diretor e pró-reitor do campus Guarulhos do IFSP, respectivamente.

 

A 2ª Semana da Compostagem em Guarulhos segue com atividades até sábado (7). Confira a agenda em https://lixozero.guarulhos.sp.gov.br/conteudo/agenda-0.