Zoológico de Guarulhos recebe fêmea de lobo-guará

0
183

 

Os dias de solidão de Pequi, lobo-guará residente no Zoológico de Guarulhos há cerca de 18 meses, chegaram ao fim. Nesta terça-feira (1º), com direito a bolo de carne com frutase a alegria de toda a equipe do zoo, foi celebrado o “casamento” do macho de 5 anos de idade com a fêmea Kiara, de 2 anos e meio, que chegou há 15 dias ao parque após tratar uma fratura no membro posterior esquerdo na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) de Botucatu, interior de São Paulo.

 

 

Apesar da brincadeira, a vinda de Kiara tem motivos bastante sérios. Por tratar-se de espécie com alto grau de ameaça de extinção, a formação do casal visa à preservação. “Esperamos que esta união traga muitos filhotes para assim podermos cumprir uma das funções primordiais do zoo, que é contribuir com a preservação da biodiversidade”, explica Fernanda Magalhães, diretora do Zoológico de Guarulhos.

 

Com aproximadamente 25 kg cada um, Pequi e Kiara agora dividem um recinto com 690m2 ambientado com muita vegetação nativa do cerrado e tocas. A alimentação oferecida no zoo fornece os nutrientes que a espécie encontraria na natureza, sendo composta por proteína de origem animal, frutas, legumes e ração umedecida. Os lobos-guará têm hábitos crepusculares, ou seja, para aumentar as chances de vê-los em atividade, melhor agendar a visita ao parque para o período da manhã.

 

Lobo-guará

 

O lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é o animal símbolo do cerrado brasileiro. Trata-sedo maior canídeo da América do Sul, podendo atingir entre 20 e 30 kg de peso e até 90 cm na altura da cernelha (região localizada entre os ossos do ombro e a base do pescoço). Todos os países em que a espécie ocorre (Brasil, Paraguai, Argentina e Bolívia) o classificam em algum grau de ameaça. Estima-se que existam somente 23 mil exemplares na natureza.

 

Serviço

 

Zoológico de Guarulhos

 

Endereço: Rua Dona Gloria Pagnoncelli, 344, Jardim Rosa de França

Quando: Aberto de terça-feira a domingo, das 9h às 17h

Entrada gratuita