Violonista José Ricardo Silva anuncia espetáculo gratuito em Guarulhos

0
67

 

No dia 14 de maio, às 20h, o Teatro Adamastor vai receber em seu palco o violonista e compositor José Ricardo Silva e o Grupo Origens, que retorna ao teatro do Centro Municipal de Educação Adamastor para apresentar o espetáculo Amanhecer, inspirado no álbum homônimo que mistura composições originais e releituras da obra de Heitor Villa-Lobos. Gravado em 2021, Amanhecer reflete a jornada de superação e reinvenção pessoal trazendo as raízes da música popular brasileira.

“Este trabalho começou a nascer em 2020, em meio ao isolamento social, e ficou pronto em 2021, quando finalmente gravamos. Acredito que foi um período muito desafiador para todos nós, mas, por outro lado, foi um momento de intensa criação musical e artística para mim. Em síntese, o álbum Amanhecer busca transmitir uma mensagem de esperança, na busca de um novo começo e de uma nova oportunidade de se reinventar e de superar os desafios”, explica Ricardo.

 

O álbum conta uma história ao longo das faixas, começando por “Flor do Amanhã”, composição autoral. A Ária-Cantilena das Bachianas n.5 de Villa-Lobos é uma das peças destacadas, com uma melodia reflexiva e melancólica, contendo uma poesia sobre contemplação da natureza e da lua. As faixas contam com participação do grupo instrumental Quartula e do percussionista Danilo Moura.

 

“Guarulhos tem uma rica diversidade cultural, tenho aqui uma longa história de trabalhos, de fé e de parcerias musicais. Meu desejo é que este espetáculo seja acessível a todas as idades e pessoas que procuram vivenciar um momento alegre e descontraído. A música e a arte têm o poder de nos transformar, de nos animar e de nos inspirar”, afirma Ricardo.

 

Espetáculo terá convidados especiais

 

O espetáculo contará com a participação de João Argolo, grande violonista que foi professor de José Ricardo no Conservatório Municipal de Música de Guarulhos, junto com Rafael Monteiro (violão), Affonso Marques (violão), Elias Caju (percussão), Fabrício Dias (produção), Kaio Fernando (flauta transversal) e Pietro Carlo (sonorização).

 

“O público pode esperar um repertório diverso, iremos mesclar canções do disco, com músicas instrumentais brasileiras interpretadas pelo Grupo Origens. Além de tudo isso, teremos a participação especial da cantora, pianista e compositora, Aline Rissuto. A música que ela irá interpretar ainda é surpresa”, conta Ricardo.

 

Trajetória

 

José Ricardo Silva é um violonista, compositor e professor de música nascido em Princesa Isabel (Paraíba) e baseado em Guarulhos desde os 4 anos de idade. Sua música reflete uma fusão de influências, desde a música popular brasileira até a música instrumental clássica. Com uma carreira sólida, Ricardo tem participado de festivais nacionais e internacionais, como o Festival Música nas Montanhas em Poços de Caldas, em Minas Gerais, e o Festival Internacional Guitarre und Natür em Erlbach, na Alemanha.

 

Iniciando seus estudos musicais aos oito anos, frequentou o Conservatório Municipal de Guarulhos e, posteriormente, obteve o bacharelado em Violão Clássico com habilitação em regência pela Universidade Cruzeiro do Sul. Além de sua carreira como músico, José Ricardo é professor na Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires (EMARP). Seu trabalho inclui o lançamento do álbum solo “Suite Encontros”, em 2014, o EP Cenas Instrumentais (2021), assim como colaborações em projetos como “Recital Étnico” (2010) e “Folclore meu Folclore” (2013), com o Grupo Origens

 

Acesso à cultura

 

O espetáculo de José Ricardo e  Grupo Origens é viabilizado pelo Funcultura e pela Lei Paulo Gustavo. “Esse tipo de apoio favorece não só os artistas contemplados, mas outros trabalhadores e prestadores de serviço, ajudando a gerar empregos relacionados à produção criativa. Teremos neste espetáculo, por exemplo, a tradução simultânea em libras e ajudantes para pessoas cegas e cadeirantes. Isso favorece muito a acessibilidade e a inclusão do acesso à cultura no município”, finaliza o músico.

 

Espetáculo  Amanhecer – José Ricardo e Grupo Origens

 

14 de maio, às 20h

Teatro Adamastor

Avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo – Guarulhos

Entrada gratuita (chegar meia hora antes)