GCM prende homem por furto e apreende adolescente por ato infracional na Vila Rosália

0
60

 

Agentes da Inspetoria Sul da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos prenderam um homem na terça-feira (23) por crime de furto na rua Mozart, Vila Rosália. O acusado foi flagrado acompanhado de uma adolescente de 15 anos na ação criminosa e já havia soltado os parafusos da roda de um veículo Chevrolet Onix vermelho.

 

 

A equipe da GCM prendeu o homem e apreendeu a adolescente, encaminhando-os imediatamente ao 2º Distrito Policial para conhecimento e providências da autoridade de plantão. O acusado e a adolescente estavam em um veículo VW Gol prata, que também foi apreendido e posteriormente removido ao pátio de recolhimento por irregularidades administrativas. Em seu interior havia blocos de cimento e ferramentas.

 

Esses materiais, segundo a GCM, são utilizados na prática de furto de rodas no entorno da Fig-Unimesp. Após oitivas, a autoridade de plantão lavrou boletim de ocorrência por furto, prendendo o homem em flagrante, conforme o artigo 155 do Código Penal, e por corromper ou facilitar a corrupção de menor de 18 anos, com base no artigo 244-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

 

Para a adolescente foi gerado um boletim de ato infracional análogo ao furto, artigo 155 do Código Penal, sendo entregue mediante termo de responsabilidade à sua curadora, conforme preconizado no ECA, artigo 173, que prevê que a apreensão de adolescente infrator ocorrerá apenas se for flagrado na prática de ato infracional cometido mediante violência.

 

Central 153

 

A equipe foi acionada pela Central 153, após solicitação de apoio dos alunos da FIG-Unimesp. Os agentes conseguiram deter as duas pessoas no local dos fatos. O número funciona todos os dias, ininterruptamente, para denúncias da população.