Violonista Fábio Zanon toca no Adamastor

0
906

 

O terceiro concerto da Temporada 2015 da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos, neste sábado, dia 16, às 20h, no Teatro Adamastor, vai contar com a presença do solista convidado Fábio Zanon. Reconhecido internacionalmente, Zanon é considerado um dos mais proeminentes violonistas clássicos do País. A entrada é franca.

 

Sob a batuta de José Consani, regente assistente da OJM, o grupo vai executar Siegried Idyll, WWW 103, de R. Wagner (1813-1883); Concerto de Aranjuez, de J. Rodrigo (1901-1999) e Sinfonia nº 7, op. 92, de L.V. Beethoven (1770-1827).

 

fabio-zanon-guarulhos

 

Segundo o diretor artístico e musical da Orquestra Jovem, Emiliano Patarra, o programa deste sábado segue o padrão clássico, com uma peça de abertura, um concerto e depois uma sinfonia, em que cada uma retrata um momento diferente da história da música. “Começamos com uma peça de Richard Wagner, o mestre da ópera alemã. É uma obra instrumental, romântica, um jeito muito legal de conhecer a criação deste autor. Em seguida, teremos uma peça com solista, o Concerto de Aranjuez, para violão e orquestra. O Fábio Zanon é um grande mestre do violão, professor, intérprete, um artista completo”, elogia Patarra. “Para terminar, vamos fazer a 7ª sinfonia de Beethoven. É uma obra prima vibrante, cheia de ritmo, que explora muito o universo da orquestra sinfônica”, explica.

 

Sobre Fábio Zanon

 

Nascido em Jundiaí (SP), Fábio Zanon começou a estudar violão sob a orientação do pai. Graduou-se em Música em 1987, pela USP, e em 1990 foi estudar na Royal Academy of Music, em Londres. Foi na Inglaterra, também, que fez mestrado em Música pela Universidade de Londres.

 

Sobre a orquestra

 

A Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos foi fundada em dezembro de 2003 por iniciativa da Secretaria de Cultura e da Prefeitura de Guarulhos, tendo à frente o regente Emiliano Patarra, atual diretor artístico e musical do grupo. Corpo estável do Conservatório Municipal, a OJM tem suas atividades voltadas ao aprimoramento e a profissionalização de seus jovens instrumentistas. É formada por 75 músicos.

 

Serviço

 

Concerto Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos – Temporada 2015

 

Solista convidado: Fábio Zanon

Data: Sábado, dia 16, às 20h

Local: Teatro Adamastor – avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo

 

Entrada franca.

Retirada de ingressos uma hora antes do concerto.

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos