Casos de dengue assustam população

0
1141

 

Em sete dias, foram confirmados 1.034 novos casos de dengue em Guarulhos pela Secretaria Municipal de Saúde. Até o último dia 7, haviam sido registradas 5.230 ocorrências da doença na cidade. Ontem, a pasta informou que 6.273 pessoas estão infectadas no município.

 

Segundo dados enviados pela Prefeitura, somente as Regiões Cumbica e Pimentas ainda não estão com epidemia de dengue, segundo avaliação da Organização Mundial da Saúde, a qual determina esta situação quando os casos ultrapassam 300 para cada grupo de 100 mil habitantes.

 

casos-dengue-guarulhos

Preocupação – HMU atende a maior demanda de pessoas infectadas (Foto: Lucas Dantas)

 

As Regiões Cumbica e Pimentas contavam, juntas até ontem, com 846 casos confirmados da doença. Isso equivale a 255 para grupo de 100 mil habitantes. Considerando a totalidade de ocorrências, a Região Centro estava com 996 casos confirmados; a Região Cantareira com 1.477 e as Regiões São João e Bonsucesso, juntas, com 2.954. Em todo o ano passado, Guarulhos registrou 5.239 casos de dengue. Em menos de cinco meses, o número de infectados da cidade (6.273) ultrapassa em 19% todas as ocorrências de 2014.

 

A Folha Metropolitana publicou no dia 8 que por causa do surto de dengue, a Prefeitura alugou tendas para atender pacientes suspeitos e diminuir a lotação dos hospitais. O atendimento do Hospital Municipal de Urgências (HMU) começou no dia 6. Na unidade de saúde, os pacientes podem receber hidratação oral, fazer coleta de sangue e notificação sobre a doença. Uma enfermeira, dois auxiliares de enfermagem e outros dois funcioná- rios fazem o atendimento.

 

Até o dia 5, o HMU havia atendido uma média de 250 pessoas com suspeita de dengue. Em abril, a média diária era de 350 pessoas/dia. Outra medida adotada pela Prefeitura de Guarulhos foi a convocação do exército para combater a dengue. Desde o dia 4, 30 soldados do Tiro de Guerra integrarão as ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde no combate ao Aedes Aegypti.

 

Fonte: Folha Metropolitana