Vacinação e testes rápidos estão entre os serviços disponíveis nas UBS abertas neste sábado

0
380

 

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Jardim Vila Galvão, Morros, Soberana e Dona Luiza estarão abertas pelo programa Saúde Agora neste sábado (18), das 8h às 16h, para vacinação, testes rápidos, exames e consultas.

 

Pessoas com 60 anos ou mais podem aproveitar a data para receber a dose bivalente contra a covid-19. Para se vacinar é necessário estar com o esquema vacinal primário completo ou ter recebido uma ou duas doses de reforço há pelo menos quatro meses, além de apresentar documento com foto e comprovante das doses recebidas.

 

De acordo com os dados do sistema Vacivida registrados até esta quarta-feira (15), desde o início da vacinação com a Pfizer bivalente, no último dia 2, 36.375 pessoas do público-alvo já haviam recebido a dose, que também protege contra a variante ômicron.

 

As unidades abertas ainda podem ser procuradas para atualização da caderneta de vacinação de rotina, incluindo a vacina contra o sarampo, que protege bebês acima de 6 meses contra essa doença viral extremamente contagiosa, que afeta principalmente crianças e pode causar graves problemas, como perda da visão, pneumonia, encefalite (inflamação do cérebro) e até a morte.

 

Outros serviços disponíveis são testes rápidos para a detecção de infecções sexualmente transmissíveis, como o HIV e a sífilis, e dos vírus das hepatites B e C, que podem ser transmitidos pelo contato sexual, via sanguínea ou por meio de seringas, alicates de unha e materiais de tatuagem contaminados.

 

Serviços como aferição de pressão e glicemia mediante pedido médico, curativos e dispensação de medicamentos, bem como o acompanhamento das condicionalidades de saúde do programa Bolsa Família, também fazem parte da rotina das unidades.

 

Os munícipes que precisam passam por consulta médica ou realizar exame de prevenção do câncer do colo de útero (Papanicolau) devem realizar o agendamento na UBS ou no aplicativo Saúde Guarulhos (http://bit.ly/3E13Wek).

 

Endereços

 

UBS Jardim Vila Galvão: rua Martim Afonso, 130, Jardim Vila Galvão

UBS Morros: rua Delmiro, 299, Morros

UBS Soberana: rua Jaboticabal, 393, Cidade Soberana

UBS Dona Luiza: rua José Miguel Ackel, 1535, Jardim Giovana