Vacina contra a gripe está disponível em todas as UBS até 15 de junho

0
580

 

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe foi prorrogada até o próximo dia 15 e as doses estão disponíveis em todas as 69 Unidades Básicas de Saúde da cidade. O inverno ainda não chegou, mas é exatamente por isso que o Ministério da Saúde realiza a campanha neste período, para proteger os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. A vacina protege contra os vírus A (H1N1), A (H3N2) e B.

 

 

Os grupos prioritários selecionados pelo Ministério da Saúde são: trabalhadores da saúde; indígenas; pessoas com 60 ou mais; crianças de seis meses até menores de cinco anos; gestantes; puerperais (até 45 dias após o parto); pessoas com doenças crônicas (com solicitação médica); professores; pessoas privadas de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas (Fundação Casa); e funcionários do sistema prisional.

 

A vacina contra a gripe é segura e pode salvar vidas. De acordo com o Ministério da Saúde, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir o número de hospitalizações por pneumonias entre 32% a 45% e a mortalidade global de 39% a 75% e em, aproximadamente, 50% nas doenças relacionadas à influenza.

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se que a ocorrência de casos da influenza pode variar de leve a grave e até levar a óbito. A hospitalização e a morte ocorrem principalmente entre os grupos de alto risco. Em todo o mundo, estima-se que epidemias anuais resultem em cerca de 3 a 5 milhões de casos de doença grave e cerca de 290.000 a 650.000 mortes.

 

A transmissão ocorre principalmente através do contato com partículas eliminadas por pessoas infectadas ou mãos e objetos contaminados por secreções. Por isso são importantes os seguintes cuidados: cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir; evitar tocar a boca e o nariz, lavar as mãos com água e sabão ou álcool gel 70%; melhorar a circulação de ar abrindo as janelas do ambiente; evitar muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas; e manter hábitos saudáveis como comer e dormir bem e praticar exercícios.