UBS da Vila Fátima reformada

0
1842

 

A Unidade Básica de Saúde da Vila Fátima é a mais nova UBS requalificada pelo programa federal de reforma e adequações, que contempla um total de 34 unidades no município. Com um ambiente mais confortável e acolhedor para usuários e trabalhadores, ela foi entregue à população pelo prefeito Sebastião Almeida e pela secretária de Saúde em exercício, Teresa Pinho, nesta quarta-feira (16).

 

A ampla reforma executada na UBS Vila Fátima permitiu a construção de um consultório específico para a equipe de enfermagem,  que antes compartilhava o espaço dos médicos. Além disso, foi instalada uma sala para os agentes comunitários de saúde, visto que, desde agosto do ano passado, a unidade também passou a atuar com a Estratégia Saúde da Família, realizando visitas domiciliares.

 

 

A recepção foi ampliada, garantindo mais conforto aos usuários, e a farmácia foi transferida para a parte da frente da UBS, o que permitiu a reorganização do fluxo de pessoas, evitando o deslocamento desnecessário dentro da unidade. Uma nova rampa de entrada com sinalização para deficiência visual, juntamente com a adaptação dos sanitários para portadores de necessidades especiais, garantiu acessibilidade de acordo com a legislação vigente.

 

O projeto de requalificação da UBS Vila Fátima ainda incluiu a revisão elétrica e hidráulica, a instalação de portão externo com separação para acesso de veículos e pedestres, adequação das salas de expurgo e esterilização, troca do telhado com reparos de rufos calhas e condutores de águas pluviais, reforço estrutural de vigas do imóvel, construção de sanitário no consultório de ginecologia, pavimentação asfáltica da área do estacionamento, pintura geral, entre outras melhorias.

 

“Essa obra é fruto de um esforço coletivo do Conselho Gestor, Conselho Municipal de Saúde, da comunidade como um todo e da paróquia”, destacou o prefeito durante a solenidade de entrega. Almeida também ressaltou que Guarulhos é a cidade que mais cresce na Grande São Paulo. “Com isso, nossos desafios também aumentam”, disse.

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos