Saúde intensifica vacinação contra HPV, Hepatite B e Meningo C

0
464

 

A partir da próxima segunda-feira (24) até sexta (28), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade irão intensificar a vacinação contra o papilomavírus humano, mais conhecido como HPV; Meningo C (meningite C) e contra a Hepatite B, dose que passa a ser liberada para toda a população. A medida, determinada pela Secretaria Estadual de Saúde, tem por objetivo melhorar a cobertura vacinal em todo o Estado de São Paulo.

 

vacinacao-hpv-guarulhos

 

A vacina contra o HPV, que até 2014 somente podia ser encontrada em clínicas particulares, protege contra o câncer de colo de útero e pênis. É indicada para meninas entre nove e 14 anos, bem como para meninos entre 11 e 14 anos, que somente ficam protegidos contra a doença com a administração de duas doses, sendo a segunda aplicada seis meses depois da primeira. Além desse público, também devem ser imunizadas contra o HPV as pessoas de 14 até 26 anos que vivem com HIV-Aids.

 

Com essa intensificação, a vacina contra a Hepatite B passa a ser estendida a todas as faixas etárias. É importante destacar que o esquema completo que garante a proteção contra a doença consiste em três doses, sendo a segunda administrada 30 dias após a primeira e, a terceira, após seis meses do início da imunização. Já a vacina contra a Meningo C deve ser aplicada obrigatoriamente como reforço em meninos e meninas entre 12 e 13 anos de idade.