Saúde Agora abre três UBS neste sábado e reforça a vacinação contra a febre amarela

0
356

 

O Programa Saúde Agora terá como foco neste sábado (16) a vacinação contra febre amarela. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Belvedere, Jardim Presidente Dutra e Normândia estarão abertas das 8h às 16h e, além da vacinação, atenderá a consultas médicas e oferecerá exames como o de prevenção do câncer do colo de útero (Papanicolau) e testes rápidos para detecção do HIV, sífilis e hepatites B e C.

 

A população poderá aproveitar para colocar a carteirinha de vacinação em dia, especialmente com a dose de febre amarela, que é ofertada no Calendário Nacional de Vacinação e está disponível em todas as UBS e no Ambulatório da Criança, localizado na  rua Osvaldo Cruz, 151 – Centro.

 

Todas as pessoas de nove meses a 59 anos de idade que nunca tenham se vacinado ou sem comprovante de vacinação devem tomar dose única da vacina, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde, adotada desde abril de 2017 pelo Brasil. Nesta quinta-feira (14), o Ministério da Saúde recomendou que toda a população do sul e sudeste se vacine, uma vez que nessas regiões a cobertura vacinal está abaixo da meta de 95% da população.

 

Em Guarulhos, desde outubro de 2017 até o momento, 928.562 pessoas já foram vacinadas contra a febre amarela. Porém, como anteriormente a dose contra a doença era recomendada apenas para quem fosse viajar para as áreas consideradas de risco, a Secretaria de Saúde não tem como precisar o número de moradores efetivamente imunizados.

 

Por isso, as pessoas que ainda não se vacinaram devem tomar a dose, que leva dez dias para garantir proteção efetiva. Embora a última morte de macaco por febre amarela em Guarulhos, tenha ocorrido em março de 2018, na região da Água Azul, o vírus ainda circula na grande São Paulo, que este mês diagnosticou um macaco por febre amarela.

 

Casos confirmados

 

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, que apresenta o monitoramentode julho de 2018 a 7 de fevereiro deste ano, dos 37 casos confirmados, 35 são do Estado de São Paulo e dois do Paraná. Destes, nove foram a óbito, sendo todos no estado de São Paulo. Em Guarulhos, não há registro de nenhum caso confirmado em 2019. No entanto, entre 2017 e 2018 a cidade registrou 61 casos confirmados, dos quais 30 foram a óbito.

 

Serviço

 

UBS Belvedere

(Estrada Municipal, 475 – Parque Mikail)

 

UBS Jardim Presidente Dutra

(rua Nova York, 375 – Jd Presidente Dutra)

 

UBS Normandia

(Estrada Água Chata, 979 – Jd Normandia)