Sarau no Parque Júlio Fracalanza promove atividades culturais na sexta-feira

0
52

 

Na manhã da próxima sexta-feira (26) a Prefeitura de Guarulhos promoverá a 6ª edição do Sarau no Parque Júlio Fracalanza. A ação apresenta-se como uma atividade intersetorial de pertencimento, convívio e fortalecimento de laços sociais por meio da perspectiva do cuidado integral com o enfoque em atividades socioculturais, como música, poesia e dança. Não será necessária inscrição para participar.

 

O sarau acontecerá das 10h às 12h e, além da leitura de obras literárias, o evento contará com trilha sonora promovida por músicos que são usuários e trabalhadores dos serviços de saúde mental. Haverá ainda a distribuição de mensagens ligadas à cultura de paz.

 

Como forma de alerta, o sarau também pretende evidenciar o Janeiro Branco e o Janeiro Roxo, campanhas que chamam a atenção para a importância da saúde mental e do combate à hanseníase, respectivamente.

 

O evento busca conectar as pessoas por meio da cultura, da arte e da saúde mental, proporcionando um espaço de expressão e sensibilidade para todos que desejam interagir.

 

Sexta edição

 

A sexta edição do sarau no Parque Júlio Fracalanza destacará a cultura de paz e a não violência. A Organização das Nações Unidas (ONU) define a cultura de paz como um conjunto de valores e atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida baseados no respeito à vida e na promoção e prática da não violência por meio da educação, do diálogo e da cooperação.

 

O sarau apoiará as manifestações para os temas descritos e iniciará a construção de uma colcha de retalhos, que cada grupo dos equipamentos de saúde da Prefeitura poderá bordar com o tema “Tecendo a Paz”. Os bordados serão agrupados e finalizados no dia 21 de setembro com uma colcha, simbolizando nessa data o Dia Internacional da Paz, por meio do projeto municipal De Mãos Dadas pela Paz, coordenado pelo programa Movimenta Saúde.

 

Todos os cidadãos guarulhenses poderão contribuir costurando os retalhos bordados com o tema da paz para o Centro Multiprofissional de Práticas Integrativas e Complementares da Saúde Fracalanza, ou entregar na unidade de saúde mais próxima de sua residência até o dia 31 de agosto de 2024.

 

O evento também contará com a abertura de uma exposição fotográfica do artista Cláudio Moreira Neves. A ação é uma iniciativa integrada do programa Movimenta Saúde, do Centro Multiprofissional de Práticas Integrativas e Complementares da Saúde Fracalanza (Cempics), em parceria com o Centro Educacional Parque Júlio Fracalanza e os serviços da Rede de Atenção Psicossocial, que convida os munícipes e trabalhadores do SUS a expressarem sua arte.

 

Serviço

 

O Parque Júlio Fracalanza fica na confluência das ruas Joaquim Miranda e Augusta, na Vila Augusta.