SAAE utiliza brincadeira para educar crianças sobre o uso da água

0
779

As escolas da Prefeitura de Guarulhos estão utilizando um instrumento a mais para conscientizar seus alunos a respeito do uso racional de água, que é a brincadeira educativa “Água, o desafio”, que foi produzida pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) do município. O projeto atende todas as 137 instituições de ensino da cidade, e atende cerca de cem mil alunos da rede municipal de ensino.

A iniciativa é uma ação desenvolvida pelo Saae de Guarulhos em defesa do uso consciente da água, tendo em vista a atual crise que afeta a região metropolitana de São Paulo. E a brincadeira, que desafia o participante a vencer etapas mostrando que é um defensor da água, com dicas de como economizar, faz a conscientização os alunos e os torna agentes multiplicadores.

Além de conscientizar os alunos, a iniciativa auxilia os professores, por ser uma ferramenta de complementação do trabalho realizado em sala de aula, pois o tema já vem sendo trabalhado nas escolas da prefeitura. Alguns professores relatam que a partir da brincadeira foi possível criar situações-problemas, trabalhando com os alunos leitura e matemática.

 

saae-escolas-guarulhos

Ações 

 

Como forma de incentivo do uso consciente de água, o Saae Guarulhos oferece descontos na conta para quem diminui o consumo, além de fazer uma ampla campanha pela economia.
O órgão mantém o Programa de Educação Ambiental “Guarulhos: Saneamento Ambiental e Qualidade de Vida”, desde 2001, que tem por objetivo promover a sensibilização e conscientização de professores, alunos e da comunidade.

 

Fonte: Guarulhos Hoje