Quatro UBS abrem neste sábado para consultas, exames e vacinação

0
752

 

Além de realizar consultas e exames, os munícipes poderão aproveitar a abertura de quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) neste sábado (30) para colocar em dia as vacinas do calendário nacional de imunização, especialmente a da gripe, febre amarela e contra o sarampo, uma vez que o Brasil enfrenta circulação do vírus e vários países da Europa sofrem com surto da doença neste ano. Vão funcionar, das 8h às 16h, as UBS Jardim Vila Galvão, Primavera, Santa Paula e Uirapuru.

 

 

De acordo com informações do Centro Europeu de Prevenção e Controle das Doenças, 1.149 casos de sarampo foram confirmados de janeiro a abril deste ano na Rússia, país sede da Copa do Mundo, sendo 42% deles em adultos. Por conta disso e da grande circulação de pessoas entre os dois continentes – a estimativa é de que aproximadamente 65 mil torcedores brasileiros foram assistir aos jogos do mundial – a probabilidade da introdução do vírus no Brasil também aumenta.

 

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa. A vacinação é a única maneira de prevenção. O esquema vacinal vigente no país é de uma dose da tríplice viral (SRC, contra sarampo, caxumba e rubéola) aos 12 meses de idade e a segunda aos 15 meses de idade.

 

Depois de mais de uma década sem nenhuma ocorrência de sarampo no Brasil, dois casos importados, sendo um da Ásia Ocidental e outro da Europa foram registrados em São Paulo e no Rio Grande do Sul em 2018. Além disso, desde fevereiro passado, o país enfrenta a circulação do vírus do sarampo (genótipo D8, circulante na Venezuela desde 2017), nos estados de Roraima e Amazonas.

 

Saúde Agora

 

Pelo Programa Saúde Agora, as UBS também vão oferecer exame de prevenção do câncer de colo de útero (papanicolau); testes rápido para detecção do HIV, sífilis e hepatites B e C; além de atualizar as condicionalidades (compromissos) do Programa Bolsa Família e desenvolver atividades educativas.

 

Confira o endereço das UBS que abrirão neste sábado:

 

UBS Jardim Vila Galvão

(av. Mém de Sá, s/n – Jd Vila Galvão)

 

UBS Primavera

(rua Gama, 72 – Parque Primavera )

 

UBS Santa Paula

(rua Maria Roza de Campos, 156 – Jd Santa Paula)

 

UBS Uirapuru

(Estrada Velha Guarulhos São Miguel, 992 – Jd Santa Helena)