Propostas do Saúde Participativa

0
1032

 

A reabertura do Pronto Atendimento no Hospital Pimentas Bonsucesso e a criação de mais um Centro de Especialidades Médicas de Guarulhos (Cemeg) foram as propostas vencedoras das duas últimas plenárias para o Saúde Participativa. Nos encontros que reuniram a população e representantes da Secretaria de Saúde foram citadas ações e investimentos realizados pela pasta.

 

saude-participativa-guarulhos

A primeira plenária aconteceu no último sábado (9), no CEU Pimentas. A proposta vencedora foi a reabertura do pronto socorro do hospital da região. No mês de fevereiro, o HOJE divulgou que o a unidade deixaria de atender os casos de baixa complexidade a partir de março e que estes seriam redirecionados para a Policlínica Jardim Dona Luiza.

O encontro contou com mais de 300 pessoas e 66 falaram no espaço aberto à participação popular, denominado “Fala Povo”. Na ocasião foram escolhidos 18 delegados e suplentes para a Conferência Municipal de Saúde, no final de junho, no Adamastor.

A segunda proposta foi conhecida ontem, na plenária realizada na Escola Municipal Mario Quintana, no Jardim Las Vegas, que contou com a participação de 200 moradores dos bairros Continental e Vila Galvão. Dentre as sugestões apresentadas, a vencedora foi a que solicita a implantação de um Cemeg para atender a região. Também foram eleitos os 18 delegados e suplentes para a Conferência Municipal de Saúde. Outras 42 pessoas participaram do “Fala Povo”.

O secretário de Saúde Carlos Derman reconheceu que está devendo obras preconizadas em outras edições do Saúde Participativa, como a UPA Paulista e uma UBS no Parque Continental. “O Brasil vive uma crise econômica e a Prefeitura também enfrenta problemas de arrecadação, mas mesmo assim estamos avançando no que diz respeito ao atendimento”, lembrou.

Derman citou ações nesta área, como a contratação de médicos, enfermeiros e psicólogos, além de investir na qualificação profissional dos servidores.

 

Fonte: Guarulhos Hoje