Dia de Nossa Senhora de Fátima

0
1874

 

É comemorado hoje o dia de Nossa Senhora de Fátima e as três paróquias dedicadas à mãe de Jesus, localizadas no Jardim Tranquilidade, Vila Fátima e Aracília, já preparam diversas celebrações no decorrer do dia. Embora seja a padroeira de Portugal, a santa possui um grande carinho da população católica brasileira, como contou o padre Edivaldo Medeiros. “Os católicos portugueses trouxeram para o Brasil essa devoção muito forte a Nossa Senhora, principalmente na época do descobrimento”, afirmou.

Entre os fiéis que tem uma forte ligação com a santa está a jovem Pâmella Cantuária Bettanin, de 23 anos, que destacou a importância dela em sua vida, principalmente nos momentos difíceis, como quando chegou a se afastar da igreja. “Aos longo dos anos fui sentindo o chamado Dela para voltar, e que a igreja, perto Dela e do Nosso Pai era o meu lugar. O chamado começou a ficar mais forte, com aparições no meu sonho, principalmente em momentos de turbulência, ela aparecia para me consolar. Tenho um carinho como mãe mesmo por Ela e sou muita grata por tem esse “dom” de poder ouvi-la e sentir ela presente mais e mais na minha vida”, revelou.

As comemorações começaram logo no início do mês de maio, considerado pela religião católica o mês mariano e das mães, com a realização de celebrações, terços e bênçãos às famílias. Nesta quarta-feira, haverá procissões e ofícios. Além disso, na paróquia do Jardim Tranquilidade, ocorrerá uma quermesse nesta quarta-feira e nos dias 17 e 18.

Revelação a três jovens – A primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima aconteceu em 13 de maio de 1917 a três crianças (Lúcia, Francisco e Jacinta), que brincavam na Cova da Iria, em Portugal. Vestida de branco e irradiando luz, ela estava em cima de uma Azinheira, árvore comum em terras lusitanas.

 

nossa-senhora-fatima-guarulhos

Durante seis meses seguidos, Nossa Senhora fez outras aparições aos jovens, em que pedia que fosse rezado o terço para alcançarem a paz no mundo. Nesta época, inclusive, ocorria a I Guerra Mundial (1914-1918). No dia 13 de outubro, inclusive, enquanto uma grande multidão rezava o terço na Cova da Iria, juntamente com as crianças, ocorreu a última aparição da santa, que falou sobre o fim da guerra e ocorreu o milagre do sol, em que São José e o menino Jesus apareceram para a multidão.

Veja a programação nas igrejas da cidade:

 

Jd Tranquilidade

Programação:

 

11h30- Missa
14h- Mil Ave-Marias
19h- Procissão Luminosa (Saída Capela do Padre Bento)
19h30- Missa Solene
21h- Coroação
Local: praça Nossa Senhora de Fátima, s/nº – Jardim Tranquilidade

 

Vila Fátima

Programação:

8h- Missa

15h- Ofício de Nossa Senhora
16h30- Missa
19h- Procissão (a partir da rua Juquitiba)
20h- Missa
Local: avenida Otávio Braga de Mesquita, 871 – Vila Fátima

 

Aracília

Programação:

19h30- Missa com procissão luminosa e coroação de Nossa Senhora
Local: avenida Nossa Senhora de Fátima, 115 – Jardim Aracília

 

Fonte: Guarulhos Hoje