Propaganda eleitoral vira lixo em Guarulhos

0
463

 

As eleições acontecerão em um mês, e os cavaletes de propaganda dos candidatos de Guarulhos já começaram a viram lixo pelas ruas, trazendo problemas aos pedestres e até para os motoristas da cidade. Muitos deles estão destruídos e obstruem a passagem das pessoas pelas calçadas, e alguns chegam a cair pelas ruas, atrapalhando o trânsito de automóveis.

De acordo com a cartilha “De Olho nas Eleições”, que contém explicações das regras básicas para uma campanha política dentro das leis eleitorais, lançada no final de julho, as placas de candidatos são proibidas de serem colocadas nos canteiros centrais das ruas, e também nas calçadas, quando atrapalham o trânsito de pedestres.

cavaletes-guarulhos

De acordo com Marlon Lelis de Oliveira, coordenador estadual do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral Estadual São Paulo (MCCE-SP) e autor da cartilha, os responsáveis por retirar as propagandas estragadas ou as que estão em locais irregulares são os próprios candidatos.

 

“A Justiça Eleitoral tem poder para mandar os candidatos retirarem as propagandas de locais irregulares ou as que já viraram lixo pela cidade. Se o juiz ou o promotor entender que seja o caso, pode também multar os políticos”, disse Marlon Lelis.

Qualquer pessoa pode denunciar as irregularidades nas propagandas eleitorais, por meio do disk denúncia eleitoral, indo ou telefonando na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e também nos cartórios eleitorais. “Já flagramos situações de propagandas que colocam em risco os pedestres e veículos. Os candidatos não estão tendo cuidado com seus materiais”, concluiu o autor da cartilha.

 

Fonte: Guarulhos Hoje