Projeto Minha Sala de Leitura incentiva os estudantes a montarem seu próprio acervo de livros

0
102

 

Nesta segunda-feira (7) cerca de 200 alunos da rede municipal de ensino participaram do lançamento do projeto Minha Sala de Leitura 2022 no Teatro Adamastor. Iniciativa da Prefeitura de Guarulhos, a ação incentiva os estudantes a praticar o hábito da leitura e a montar em suas casas uma biblioteca particular.

 

 

Na ocasião estiveram presentes o prefeito Guti, o secretário de Educação, Alex Viterale, a subsecretária Fábia Costa, a diretora do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas (Doep), Solange Turgante, além de profissionais e representantes de unidades escolares.

 

Na abertura do evento Guti se dirigiu aos alunos para demonstrar o potencial que o projeto tem para fazer a diferença na vida de cada um deles. “A educação é a base de tudo e investimos muito em vocês, porque acreditamos que as crianças podem mudar o mundo. Queremos que os nossos alunos cresçam gostando de ler e de aprender cada vez mais. Os livros são importantíssimos na nossa vida, pois nos ajudam no vocabulário e na nossa formação. Cuidem bem deles e compartilhem com suas famílias e amigos”, disse o prefeito.

 

Durante o lançamento, as autoras Moara Tupinambá e Lu Vitti apresentaram suas obras aos alunos do 4º e do 5º ano da EPG Aristides Castelo Hanssen e para os alunos surdos da sala bilíngue da EPG Crispiniano Soares. Toda a apresentação contou com as intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) da Secretaria de Educação, Emylle Cabral e Regina Fernandes.

 

Programa Minha Sala de Leitura

 

Desde 2018 o Programa Minha Sala de Leitura assegura aos alunos da Educação Infantil (quatro e cinco anos de idade), do Ensino Fundamental (de seis a 11 anos) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) o acesso às obras literárias, que fazem parte de seu ambiente como os demais materiais escolares. É importante que os estudantes tenham acesso aos livros, além daqueles que compõem o acervo das salas de aula, inclusive para que possam manuseá-los em suas casas como forma de compartilhar a leitura com seus familiares.

 

Neste ano, por meio do programa Minha Sala de Leitura, os alunos receberão quatro livros literários, livro de atividade e de orientação para os professores e familiares como forma de socializar e incentivar a leitura não apenas em sala de aula, mas também no ambiente familiar. Desta forma, a leitura permeia todos os ambientes nos quais a criança, o jovem e o adulto estão inseridos.