Projeto GuaruBerti

0
522

 

A Coordenadoria da Pessoa com Deficiência pretende realizar entre os dias 29 de setembro e 2 de outubro o projeto GuaruBerti, que levará pessoas com os mais diversos tipos de deficiência para conhecer a praia, fazendo com que tenham um dia de lazer, descontração e inesquecível. As atividades acontecerão em comemoração ao Dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiência, celebrado em 21 de setembro.

praia-guarulhos

Foto: Fabio Nunes Teixeira/PMG

A meta é atender em média de 300 pessoas ao dia, perfazendo um total aproximado de 1.200. Participarão da atividade as entidades Atividade Motora e Esporte Adaptado (Amea), Núcleo de Apoio e Desenvolvimento à Pessoa com Deficiência (NADPD) e Amigos dos Excepcionais (Apae). A iniciativa propõe aumentar a integração da pessoa com deficiência com a natureza e o esporte, promover mais sociabilidade e, ainda, despertar a atenção da opinião pública. O projeto oferece o banho de mar orientado, atividades adaptadas como vela e caiaque para  pessoa com deficiência visual e física, entre outras atividades.

Firmino Manoel da Silva, responsável pela Coordenadoria, explica que o projeto beneficiará muitos que nunca tiveram a oportunidade de conhecer a praia. “É mais um esforço para mostrar a importância da acessibilidade em todos os lugares, promover a inclusão social e garantir diversão aos participantes que como cidadãos, precisam ter todos seus direitos respeitados”, finalizou Firmino.

Dia de Luta

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência foi instituído pelo movimento social em encontro nacional, em 1982, com todas as entidades do País. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o dia da árvore, numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. A data foi oficializada através da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005.

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos