Programa Saúde na Escola

0
1381

 

O secretário Carlos Derman participou, nesta quinta-feira, dia 25, no Teatro Adamastor-Centro, da cerimônia de assinatura do termo de compromisso regional de pactuação de metas para 2016 do Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido em parceria pelas secretarias de Saúde e Educação.

 

Assunto: Palestra do Programa Saúde na Escola Local: Teatro Admastor Data: 25-02-2016 Foto: William Benício/PMG

Derman participou da cerimônia / Fotos: Willian Benício

Neste ano, os projetos do PSE deverão chegar a 125 escolas, sendo 83 da rede estadual, 37 da rede municipal e outras 245 entidades da rede conveniada, envolvendo mais de 160 mil alunos nas variadas ações desenvolvidas pelo programa. As propostas foram assinadas por representantes das Regiões de Saúde e das redes de educação participantes.

 

Dengue

 

Para reforçar as ações já desenvolvidas pela municipalidade no combate à dengue, a solenidade de abertura do PSE foi marcada por questões associados ao combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, chikungunya e zika virus. “Embora nossa principal preocupação no momento seja o combate à dengue, não podemos nos esquecer das demais ações do PSE, como o combate à obesidade, ao diabetes e problemas de visão que acometem nossas crianças”, lembrou.

 

Durante o evento foi anunciada a criação de um concurso para os alunos das redes municipal e estadual de educação, denominado “Juntos contra o Mosquito”, com várias vertentes artísticas, como desenho e pintura, história, slogan e até mesmo paródia musical. A meta é disseminar temas e propostas de combate ao mosquito da dengue.

 

A primeira atração foi uma performance teatral, alusiva ao tema. Seguiu-se a Mesa de Debates, com a participação de profissionais e especialistas que abordaram assuntos diversos como formas de proteção, pesquisas e histórico da doença, entre outros.

 

Compuseram a Mesa o professor do Departamento de Zoologia da Unicamp Carlos Fernando S. de Almeida, a médica Heloísa Helena Sampaio Ferreira de Castro, diretora da Região de Saúde Centro e presidente do Conselho Municipal de Saúde, a neuropediatra Adriana Ladeira Cruz, do Centro de Estimulação Precoce (CEP), e a médica veterinária Cristina Magnabosco, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde.

 

Após os comentários, foi aberto espaço à participação do público que formulou perguntas aos membros da bancada. Por fim, houve a celebração do compromisso de pactuação de metas entre os representantes das secretarias municipais de Saúde e Educação, bem como da secretaria estadual de Educação.

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos