Professores de Guarulhos participam de formação sobre Educa Mais

0
388

 

A Secel – Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer está preparando os professores da rede municipal de ensino para o início do programa Educa Mais, que a partir de segunda-feira, dia 31, implantará o período estendido para os 5os. anos do ensino Fundamental. Termina nesta sexta-feira, 28, um curso de formação especializada aos professores e coordenadores pedagógicos que atuarão nas 42 escolas que participaram da primeira fase do programa. O encontro acontece no Adamastor Centro (Macedo).

 

formacao-educa-mais
Curso de formação especializada acontece no Adamastor Centro (Macedo)

 

Entre as atividades ganhou destaque a presença dos formadores Ivan Cruz Rodrigues e Wania Maria Previattelli, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), que refletiram diversas estratégias pedagógicas para que os professores possam trabalhar conteúdos didáticosde de forma lúdica e criativa.

 

A Diretora do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas, Zenaide Evangelista Cobucci, esclareceu que um dos objetivos do encontro é proporcionar aos educadores novas metodologias de ensino para o Programa Educa Mais, por isso foram abordados ensino de língua portuguesa, raciocínio lógico-matemático e produção textual. “Dessa vez nos pautamos em temas,  que sensibilizaram os professores e demonstraram diversas estratégias lúdicas e humanizadoras. Assim, acreditamos que todos os alunos do Programa poderão cumprir sua vida escolar com muito mais qualidade.” destaca.

 

Durante o encontro, os professores também estão recebendo orientações relacionadas a estratégias metodológicas, recursos didáticos e ainda  participando de apresentações culturais, como contação de histórias, literatura e música.

 

O resultado é uma formação que sensibiliza e emociona os participantes. “A ideia do Educa Mais é muito válida. A formação dos professores sobre a ampliação da jornada nos orienta no que podemos melhorar e contribuir, mostrando a importância da troca para a construção coletiva desse projeto”, observou a Coordenadora Pedagógica da EPG Jorge Amado, Veronica Freires da Silva.

 

Aqui tem Educa Mais

 

O Educa Mais é um programa da Prefeitura de Guarulhos que objetiva alavancar a aprendizagem dos alunos da Rede Municipal, e transformar a qualidade do ensino Fundamental do município.

 

Nesta primeira etapa de implantação a medida atingirá 42 unidades escolares e estenderá de 4 para 7 horas o período das aulas, beneficiando mais de 4.000 alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental.

 

Confira a lista das escolas que participam do Educa Mais:

 

1. ALFREDO VOLPI

2. ÁLVARES DE AZEVEDO

3. AMADEU PEREIRA LIMA

4. ANÍSIO TEIXEIRA

5. ANSELMO DUARTE

6. BÁRBARA CRISTINA

7. CARLOS DRUMOND DE ANDRADE

8. CASTRO ALVES

9. CORA CORALINA

10. CRISPINIANO SOARES

11. DORIVAL CAYMINI

12. EDSON NUNES MALECKA

13. EVANIRA VIEIRA ROMÃO

14. EUGÊNIO CELESTE FILHO

15. FELÍCIO MARCONDES

16. GILMAR LOPES

17. GIOVANNI ANGELINI

18. GRACILIANO RAMOS

19. GRACIRA MARCHESI TRAMA

20. HAMILTON FELIX

21. HERALDO EVANS

22. INÊS R. RODRIGUES

23. JEAN PIAGET

24. JOÃO ALVARES, PADRE

25. JORGE AMADO

26. JOSÉ JORGE PEREIRA

27. MANOEL DE PAIVA

29. MANOEL RESENDE DA SILVA

30. MANUEL BANDEIRA

31. MARIO LAGO

31. MÔNICA MOREDO

32. MONTEIRO LOBATO

33. MOREIRA MATOS

34. NAZIRA ABUD ZAMARDI

35. NELSON DE ANDRADE

36. PEDRINHO E NARIZINHO

37. PEDRO GERALDO BARBOSA

38. PERSEU ABRAMO

39. SELMA COLALILO MARQUES

40. SIQUEIRA BUENO

41. TOM JOBIM

42. WALTER EFIGÊNIO