Primeiro passo para a Faculdade de Medicina de Guarulhos é dado

0
649

 

O prefeito de Guarulhos Sebastião Almeida e o secretário de Saúde da cidade Carlos Derman, assinaram ontem, na presença do ministro da Saúde, Arthur Chioro, o termo que autoriza a implantação do curso de medicina em uma das faculdades do município. A previsão do ministro é que as aulas comecem já no próximo ano.

medicina-guarulhos

“O edital com as instituições de ensino interessadas em receber o curso de medicina deve ser publicado ainda em setembro pelo Ministério da Educação (MEC). A implantação do curso é a realização de um sonho para a cidade, e a medicina em Guarulhos será fortalecida. Espero que em março de 2015, ou no máximo em agosto, eu esteja na cidade para participar do primeiro dia de aula dos futuros médicos”, disse o ministro da Saúde.

Ainda de acordo com Chioro, faltam médicos no Brasil, por existe apenas 1,8 profissionais para cada mil habitantes, e cinco estados tem menos de 1 médico por mil moradores. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o valor adequado é de 2,7 médicos para cada mil pessoas.

Almeida lembrou que a cidade nunca teve na história um curso de medicina, mas que seguirá lutando por mais. “É a primeira vez que teremos o curso em Guarulhos, estamos felizes, mas não vou parar de lutar por um curso público de medicina aqui. Lutamos muito para estar entre as selecionadas, e com a assinatura do termo firmamos o compromisso frente à população”, afirmou o prefeito.

O curso de medicina chegará a 39 cidades no Brasil, 14 delas no estado de São Paulo, medida que faz parte dos compromissos do Programa Mais Médicos para expansão e melhoria da formação em todo o país. As cidades autorizadas precisam ter mais de 70 mil habitantes, não possuir faculdade de medicina e não ser capital de estado.

 

Fonte: Guarulhos Hoje