Previsão de baixas temperaturas acende alerta para os cuidados com a população em situação de rua

0
270

 

A previsão de temperaturas abaixo de 13 graus nos próximos dias, a começar pela sexta-feira (19), em que a mínima prevista é de 8 graus, acende o alerta para a necessidade de acolhimento de pessoas em situação de rua. Equipes da Prefeitura de Guarulhos estarão de plantão para realizar a busca ativa e oferecerão acolhimento nos locais de maior concentração dessa população, mas o munícipe também pode informar endereços por meio dos telefones 2536-4110 (das 9h às 21h), 2441-9396 (das 21h às 9h) e 2087-7400, que é WhatsApp e pode receber mensagens 24 horas.

 

 

A ação faz parte da Operação Inverno, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, que atua em toda a cidade e já realizou, desde junho deste ano, 1.240 atendimentos que beneficiaram 921 pessoas.

 

O Serviço Especializado em Abordagem Social funciona todos os dias da semana pela cidade e as equipes da pasta passam duas vezes por dia pelos locais com maior concentração de pessoas em situação de rua. Contudo, nem sempre é possível encontrar todos aqueles que precisam de acolhimento, daí a importância do contato da população pelos telefones informados.

 

Nos dias mais frios, mesmo que a pessoa não aceite ser acolhida, é oferecida uma refeição a ela. No sábado (20) a temperatura mínima prevista é de 7 graus, contra 9 graus no domingo (21).

 

Acolhimento também aceita pets

 

Para evitar que as pessoas recusem acolhimento por não terem onde deixar seus animais de estimação, um dos equipamentos da Prefeitura recebe também, desde 2020, os bichinhos. O Serviço de Acolhimento Institucional Adulto Masculino Centro, situado na rua Francisco de Paula Santana, 44, tem capacidade para abrigar cem pessoas e dez animais.

 

O local oferece cinco refeições por dia (café da manhã, almoço, café da tarde, jantar e ceia) e os assistidos dispõem de atendimento e acompanhamento com psicóloga e assistente social. Além desse equipamento no centro da cidade, a Prefeitura oferece outros três locais que acolhem a população em situação de rua, cujos endereços estão em https://www.guarulhos.sp.gov.br/populacao-em-situacao-de-rua.