Prevenção de dengue e chikungunya

0
559

 

A Secretaria de Saúde vai receber do governo federal o recurso adicional de R$ 487,9 mil para investir em ações de vigilância e prevenção contra a dengue e a chikungunya. O objetivo do Ministério da Saúde é de que o município reforce o combate ao mosquito transmissor das doenças durante o período de chuvas.

De acordo com a pasta, o montante que ainda não foi depositado na conta do município será investido na compra de insumos, e equipamentos se necessário, assim como para implementar e agilizar as ações ambientais de combate aos mosquitos vetores.

 

dengue-guarulhos

Em Guarulhos, a Saúde registrou cinco casos suspeitos de chikungunya, sendo que três já foram descartados e dois estão em investigação. A doença que também é transmitida pelo Aedes aegypti infectado, têm sintomas semelhantes ao da dengue, porém, o vírus se aloja nas articulações e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.

Por se tratar de uma nova doença no cenário nacional, médicos e demais profissionais da saúde pública receberam capacitação para identificar e tratar os casos de chikungunya na cidade.

Já as notificações de dengue de janeiro até o dia nove de dezembro somaram 5.216 casos. Um aumento percentual de 98% em relação ao mesmo período de 2013, quando foram confirmadas 2.632 pessoas com a doença. Já as mortes em decorrência da dengue até o momento em 2014 foram quatro. No ano passado, um óbito foi registrado, conforme informações da Saúde.

 

Fonte: Guarulhos Hoje