Prefeitura visita mais 10 bairros na próxima semana em ação de combate à dengue

0
47

 

A Prefeitura de Guarulhos estará mais uma vez em ação no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, entre os dias 17 e 21 de junho. Durante essa semana dez bairros serão visitados: Jardim Las Vegas, Jardim Adriana, Parque das Nações, Jardim Flor da Montanha, Vila Galvão, Jardim Santa Cecília, Vila Rica, Gopoúva, Jardim Albertina e Jardim Paraíso.

 

 

O trabalho consiste na eliminação de criadouros e na nebulização de residências, medidas cruciais para conter a proliferação do mosquito. Para garantir a eficácia dessas ações é fundamental a colaboração da população, permitindo o acesso dos profissionais às residências.

 

Os agentes de combate a endemias, juntamente com os agentes comunitários de saúde, realizarão visitas casa a casa para orientar os moradores sobre a remoção de criadouros e verificar possíveis focos de água parada, como ralos e calhas.

 

Nebulização

 

A nebulização será feita com o inseticida Cielo-ULV, seguindo critérios climáticos, ambientais e epidemiológicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

 

Durante e após a nebulização é importante seguir algumas precauções. Todos os ocupantes do imóvel e animais domésticos devem permanecer do outro lado da rua durante a aplicação e pessoas doentes ou acamadas devem ficar em um cômodo fechado por 30 minutos após a nebulização.

 

Portas, janelas e cortinas devem ser mantidas abertas para facilitar a dispersão do inseticida e alimentos, água, utensílios de cozinha, roupas e lençóis devem ser guardados ou cobertos. Automóveis, bicicletas e carrinhos de bebê também devem ser retirados da residência durante o procedimento.

 

É importante ressaltar que o produto utilizado na nebulização é seguro para pessoas e animais domésticos, desde que as precauções mencionadas sejam seguidas adequadamente. A Prefeitura inclusive produziu um vídeo sobre nebulização. Assista no link https://www.instagram.com/reel/C8DIU_iC1Qd/?igsh=ZWdzN3Fibmp0eGN e entenda como funciona.