Prefeitura remove árvore de grande porte atingida por raio em Cumbica

0
99

 

A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) de Guarulhos removeu nesta quinta-feira (12) uma árvore de grande porte na avenida Antônio Bardella, em Cumbica. A operação contou com o apoio da Defesa Civil, da EDP Energia, do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana, uma vez que o local é de grande circulação de veículos e pedestres.

 

 

A árvore removida era um eucalipto com 30 metros de altura, que foi atingido por um raio e estava em risco de queda, o que poderia causar danos ao patrimônio, às pessoas e à circulação viária, uma vez que se localizava em um importante acesso à rodovia Ayrton Senna.

 

A necessidade de remoção da árvore foi constatada na vistoria dos técnicos da Sema. De acordo com laudo do biólogo responsável pelo setor, o risco de queda era iminente.

 

Os trabalhos tiveram início pela manhã e duraram mais de seis horas, com bloqueio parcial do trânsito e remoção de parte da rede de energia. Todos os resíduos florestais serão reaproveitados na Serraria Ecológica da Sema.

 

Somente no primeiro semestre de 2021 a Divisão de Podas da Secretaria de Meio Ambiente realizou mais de 860 podas e removeu 237 árvores.

 

A pasta salienta que somente remove árvores doentes ou com risco de queda, após autorização dos técnicos, constatado o perigo. Alerta ainda que a remoção de árvores sem autorização do órgão é crime ambiental. Qualquer pessoa que flagrar remoção ou poda sem autorização pode denunciar sem precisar se identificar pelo telefone 0800-772-2006.