Prefeitura realiza curso online de atendimento à pessoa com deficiência no transporte escolar

0
275

 

Nesta quarta e quinta-feira (27 e 28) a Prefeitura de Guarulhos promoveu o curso online de atendimento à pessoa com deficiência no transporte escolar por meio da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão (SAI). O curso, que é obrigatório para condutores e auxiliares de transporte escolar, contou com 40 alunos divididos em duas turmas nos períodos manhã e tarde.

 

O conteúdo abordado apresentou conceitos técnicos referentes às deficiências, histórico da pessoa com deficiência no mundo, formas de abordagem, termos corretos, tipos de deficiência e principalmente o atendimento da pessoa com deficiência no transporte escolar. As aulas foram ministradas pela professora Fernanda Oliveira, educadora de trânsito.

De acordo com Fernanda, é preciso aprender a tratar essas pessoas com dignidade. “Precisamos fazer uma reflexão sobre o lugar delas na sociedade e tratá-las como merecem. Antes de serem pessoas com deficiência, são pessoas”, comentou. A formação não trata apenas sobre deficiências físicas e sensoriais, como falta de mobilidade ou de visão. O conteúdo traz também informações sobre deficiências intelectuais, como autismo.

Além do conteúdo, a professora apresentou diversas situações que podem acontecer no dia a dia, como um aluno com epilepsia ter uma crise ou situações de preconceito com os clientes deficientes, e orientou os alunos sobre como agir nesses casos.

O curso precisou passar por uma reformulação e adaptação para a nova realidade imposta pela pandemia do coronavírus, já que agora as aulas precisam ser realizadas virtualmente e não existe a possibilidade de realizar as vivências, parte especial das aulas em que os alunos são vendados ou andam em uma cadeira de rodas para sentir a realidade da pessoa com deficiência. No momento não há novas turmas, mas assim que as inscrições forem abertas serão divulgadas pelo portal oficial da Prefeitura de Guarulhos.